TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases De Sesenvolvimento

Seminário: Fases De Sesenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Seminário  •  2.330 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

nm,“ O Homem deseja ser confirmado em seu Ser pelo Homem, e anseia por ter uma presença no Ser do outro... – secreta e timidamente, ele espera por um sim que lhe permita ser, e que só pode vir de uma pessoa humana a outra”. Martim Buber

“ O desenvolvimento não se faz em linha reta e sim por crises. Não há desenvolvimento fora dos sofrimentos e alegrias, sucessos e fracassos, satisfações e frustrações, progressões e regressões do processo existencial”. Carlos Byington

Desenvolvimento

Desenvolvimento, segundo Aurélio, significa ato ou efeito de desenvolver, crescimento, progresso, adiantamento. E Desenvolver é progredir, aumentar, melhorar, se adiantar.

Segundo Houaiss, é tirar o que envolve ou cobre, fazer crescer, tornar-se maior, mais forte. Conduzir ou caminhar para um estágio mais avançado ou eficaz.

Iniciaremos este tema falando, rapidamente, sobre a teoria psicanalítica. Segundo Freud o aparelho psíquico está dividido em três planos ou sistemas – consciente , pré-consciente e inconsciente , com a analogia de que o funcionamento mental ocorre “comparado” ao iceberg. Pontua que a porção acima da superfície corresponde ao consciente, a porção que se torna visível, conforme o movimento das águas, corresponde ao pré-consciente e a parte sempre submersa, proporcionalmente muito maior, corresponde ao inconsciente.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio. A solução dos diferentes problemas, que em grande parte depende do tipo de sociedade ou cultura, resulta na passagem de uma fase para a outra e na formação do tipo peculiar de personalidade. No decorrer das fases, o indivíduo expressa seus impulsos e suas necessidades básicas dentro de moldes que visam a continuação da cultura, seu próprio crescimento e busca do prazer pessoal.

Abordaremos o desenvolvimento psicológico em cada uma dessas fases, salientando os pontos onde a sociabilização, a linguagem, a segurança no mundo, e em si, a vinculação, a independência, a auto-estima, etc, poderão ser fortalecidos, e o que poderia causar problemas, uma vez que o ser humano, tem por natureza, grande capacidade para a alegria. Observando crianças concluímos que não apenas vêem graça nas coisas, como criam brincadeiras para si, querendo compartilhar esse divertimento com quem está ao seu lado, funcionando como forma de sociabilização, aproximação e de troca de afeto.

Goethe em sua idade avançada descreveu as fases da vida nestes termos:

“A Criança é realista, o Jovem um idealista, o Adulto um cético, e o Idoso um místico!”

Fases do Desenvolvimento

“A bondade, a beleza e a verdade são os fundamentos da humanidade”. Platão

Os estudos demonstram ser o bebê extremamente competente sob muitos aspectos – é sensível, curioso, um aprendiz eficaz, manifestando grande percepção ao tom de voz, gestos, atitudes, expressões e movimentos dos adultos que estão ao seu redor, principalmente àqueles que tem algum significado emocional para ele.

A criança ao explorar seu meio em busca das descobertas, logo descobrirá que algumas restrições serão impostas, e irá manifestar seu desagrado através de birras e choro, aprendendo, no entanto, a lidar com as limitações que, saberá mais tarde, terá que conviver por toda a vida, mudando a cada estágio de seu desenvolvimento.

O ser humano aprende cedo e prontamente a lidar com as circunstâncias que influenciam, direta ou indiretamente, a obtenção de seus desejos, o que lhe traz desconforto, o que interfere em suas esperanças, bem como o que lhe traz medos e angustias, buscando formas compensatórias de evitação.

O nascimento é a primeira grande experiência vivida pelo ser humano e o primeiro obstáculo a ser superado no processo de desenvolvimento. Sair da segurança e proteção do útero materno e enfrentar os estímulos do mundo externo requer grandes adaptações psicológicos.

De acordo com vários autores, não resta ao recém-nascido outra alternativa senão viver a “angustia do desligamento”, a qual pode ser considerada como o protótipo de fenômenos psicológicos, que aparecerão em outras fases do desenvolvimento, e que denominamos de angustia, ansiedade, ou depressão.

O ser humano ao nascer, e durante bastante tempo, é totalmente dependente de outros seres humanos para alimentá-lo, cuidar de sua higiene, protegê-lo e dar o apoio emocional, que como veremos a seguir, é essencial para o seu desenvolvimento psicológico.

Desde os primeiros instantes de vida, o comportamento materno (ou seu substituto) exercerá influência na formação da personalidade da criança, mesmo que inexista a comunicação verbal. A maneira como os problemas são solucionados, os gestos feitos na hora de segurar a criança e os sentimentos em relação a ela, irão provocar respostas de prazer ou desprazer no bebê, que poderá trazer efeitos duradouros na concepção de realidade.

Devemos dar atenção especial às mudanças que ocorrem na família com o nascimento de uma criança, pois novos papéis são exigidos e, além de manter os anteriores, aparecem os de pai, mãe, avô, avó, tios, primos, etc., acarretando, inevitavelmente, uma redistribuição na energia emocional da família, bem como alteração no status e nas exigências que serão feitas às pessoas para que cumpram o correspondente ao “papel”, e que nem sempre será aceito, ou vivido, com tranqüilidade.

Fase Oral

Período de aproximadamente um ano que segue desde o nascimento. Os impulsos da criança são satisfeitos principalmente na área da boca, esôfago e estômago, ou seja, a libido está intimamente associada ao processo da alimentação e contato humano, que vem associado ao ato de mamar.

A percepção da criança, nos primeiros meses após o nascimento, é de totalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com