TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Texto Santos

Casos: Fichamento Texto Santos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Santos (2010) a partir do estudo do processo de passagem da teleologia à causalidade posta, identifica-se a presença de dois elementos, a posição dos fins e busca dos meios, é a partir desse ponto que o debate do texto se intensifica abordando o papel da ética, da política e da teoria onde para se concretizar a prática social é preciso que o conhecimento a finalidade e valores e os meios se articulem.

Para Santos (2010) “(...) a busca dos meios tem uma especificidade é por meio dela que a finalidade ideal se aproxima da finalidade real.” Essa relação resulta na concretização do ato necessitando ao homem conhecer recursos que contribuam para melhor realizar a ação.

Nesse sentido são vários os elementos e condições que perpassam a teoria e a prática, o texto também aborda a questão da alternativa de escolhas, traz reflexões para pensar o Serviço Social como profissão.

No texto Santos (2010) afirma que o Serviço Social tem um projeto profissional pautado numa direção ético política constituída pelas causalidades e pela teleologia, onde a prática exercida pelo profissional tem valores e escolhas distintos que vivem em conflito pelas causalidades apresentadas. Para Santos a teoria é fundamental, pois é através dela que o profissional se orienta e tem a possibilidade de conhecer e pensar mediações nas ações praticadas.

Outro aspecto a se considerar no texto esta relacionado com a materialização da finalidade que trata dos valores morais, éticos e políticos dos profissionais. A autora aborda se o assistente social tem consciência das atribuições que serão apresentadas a ele e constata que o assistente social não participa da criação e utilização dos instrumentos de trabalho.

Sendo assim quase todos realizam uma prática que não caminha na direção proposta pela formação graduada e continuada em ultima instância, na direção proposta no debate teórico hegemônico na profissão, pelo menos na intenção, onde foi dominante a produção influenciada pela tradição marxista.

Conclui-se que a formação ministrada nas universidades no curso de Serviço Social está distante das necessidades postas pelo mercado, logo não podendo responder totalmente as demandas que chegam ao profissional.

Articulação do texto com o campo de estágio CIC III.

Uma das questões que pude observar no CIC III e articular com o texto de Santos (2010) é que a assistente social faz parte da construção de oficinas e elaborações de projetos a serem desenvolvidos com os alunos.

No texto um dos assuntos abordados é a não participação dos assistentes sociais na criação e utilização dos instrumentos de trabalho.

Observo também a questão da escolha que o texto aborda, onde lá no CIC III A assistente social pode fazer suas escolhas desde que estejam de acordo com as normas da instituição, e os usuários (responsáveis pelos alunos, pois é uma instituição que atende crianças e adolescentes) que procuram a instituição também estão livres para decidir o que é melhor para seus filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com