TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Texto 1

Artigo: Fichamento Texto 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  1.917 Visualizações

Página 1 de 5

LIMA, T. C. S. et al. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos Porto Alegre v. 6 n. 1 p. 93-104. Jan./jun. 2007

Este artigo chama a atenção para a importância da documentação no cotidiano da intervenção profissional e destaca o registro em diário de campo das ações profissionais. [...] a documentação é fundamental no processo de obtenção e análise de dados, pois permite a sistematização [...] em diferentes processos de intervenção. (Pág. 93)

[...] importância das análises e/ou diagnósticos sobre a realidade social e as demandas singulares da população atendida, dando visibilidade às formas de planejar e executar as ações profissionais, [...] no processo de atendimento às demandas. (Pág. 93)

O diário de campo, mais do que apenas guardar informações, pode conter reflexões cotidianas [...] de avanços tanto no âmbito da intervenção, quanto da teoria. (Pág. 93)

O presente texto procura traçar considerações iniciais sobre o momento de a documentação da ação profissional dos Assistentes Sociais. [...] Sua realização foi a constatação da dificuldade [...] estabelecer novas prioridades e reconhecer as demandas, quanto no momento de refletir criticamente sobre a realidade e os processos interventivos. (Pág. 94)

As reflexões realizadas têm como cenário a preocupação com o debate de uma profissão, cuja dimensão técnico-operativa é definidora de sua própria identidade. (Pág.94)

[...] o diário de campo tem uma larga utilização entre os Assistentes Sociais e é exigido para os estudantes de Serviço Social. [...] Na maioria das vezes, ele se restringe ao agendamento de tarefas, a observações e relatos pontuais dos atendimentos individuais, ou ainda, à mera descrição da intervenção e da realidade. (Pág.95)

O princípio do qual se parte considera que a marca da contemporaneidade está no papel desempenhado pelo conhecimento e, particularmente, naquele referente ao direcionamento e à sobrevivência das profissões, [...] que funda a habilidade e a autoridade profissional. (Pág.95)

[...] através da sistematização da intervenção que se desenvolvem tanto os processos investigativos sobre a realidade social [...] como também na articulação entre esses mesmos processos. (Pág.95)

Dessa forma, a documentação pode ser considerada como um elemento constitutivo da ação profissional, [...] realizados em instituições ou em domicílios, dentre outros. (Pág.95)

Portanto, a documentação tem um caráter dinâmico e flexível quando se consideram suas finalidades – enquanto base para a investigação [...] do exercício profissional. (Pág.96)

Aliado a isto está o fato de a documentação das atividades diárias poder transformar-se em sistema de informação dos serviços, revertendo-se em importante instrumento de avaliação e de planejamento. (Pág.96)

[...] são perceptíveis as dificuldades que os profissionais têm de registrar cotidianamente suas ações profissionais. [...] A documentação não é considerada como parte intrínseca do cotidiano de intervenção [...] o que, por sua vez, aumenta e confere legitimidade à resistência que os Assistentes Sociais têm em realizar os registros/documentação. (Pág.97)

Enquanto forma de documentação profissional articulada ao aprofundamento teórico, o diário de campo, quando utilizado em um processo constante, [...] pode contribuir permitindo a realização de análises mais aprofundadas. (Pág.97)

O diário de campo consiste em uma forma de registro [...] para uso individual do profissional e do aluno (Falkembac, s.d.). [...] O diário de campo “facilita criar o hábito de observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre os acontecimentos de um dia de trabalho” (citado por Falkembac, s.d., p. 1). (Pág.99)

Falkembac (s.d.) recomenda que sejam datadas as observações, especificando local e hora. [...] Pode ser organizado em três partes: (1) descrição; (2) interpretação do observado, [...] (3) registro das conclusões preliminares, das dúvidas, imprevistos, desafios tanto para um profissional específico e/ou para a equipe, quanto para a instituição e os sujeitos envolvidos no processo. (Pág.99)

É importante atentar, no momento do registro, se há algum aspecto relevante para a pesquisa e/ou processo de trabalho que não foi considerado. (Pág.99)

Falkembac (s.d.) considera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com