TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Figuras Importantes Na Sociologia

Artigo: Figuras Importantes Na Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

Max Weber

Nome:

Maximilian Carl Emil Weber

Nascimento:Erfurt, 21 de Abril de 1864.

Historia:É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.

3. Contribuição de Max weber a sociologia?

Max Weber (1864-1920) ajudou-nos a compreender a natureza da sociedade.

Sem negar a importância dos fatores materiais, defendidos por Marx, nem a noção de factos sociais externos aos indivíduos, defendida por Durkheim, ele acrescentou que deveríamos olhar para as idéias. Em especial, para os significados que atribuímos às coisas e para o papel das mudanças nas idéias que contribuem para a sociedade e para as mudanças sociais.

Karl Marx

Nome:

Karl Heinrich Marx

Nascimento: Tréveris, 5 de maio de 1818.

Historia:Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor

6. Qual a contribuição de Karl Marx para a sociologia?

Marx diz que história é a história da luta de classes. Sempre houve as imposições da classe dominante sobre a dominada. Por sua vez, há também a revolta da classe dominada contra a dominante.É a favor da revolução dos proletariados (força de trabalho) para que haja a queda do sistema capitalista. Desta forma, chegaremos ao socialismo (tudo pertencer ao Estado). Assim, será mais fácil (ou menos difícil) conquistarmos o comunismo, que é o sistema de uma sociedade ideal para Marx.

Émile Durkheim

Nome:

Émile Durkheim

Nascimento:Épinal, 15 de abril de 1858 .

Historia:Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

9. Contribuições de Émile Durkheim para a sociologia?

"Durkheim foi o primeiro teórico a estabelecer o objeto e o método especificamente sociológicos, já que antes dele Comte atribuía à Sociologia o estudo de toda a vida social, de forma indistinta, daquilo que ele chamava de Fisiologia Social.Com "As Regras do Método Sociológico", Durkheim delimitou pela 1ª vez, cientificamente, o objeto e o método a ser usado pela Sociologia. Que objeto é esse e qual o método?A Sociologia, segundo ele, tem por objeto o "fato social", que é exterior ao homem, tem poder de coerção e é generalizante, ou seja, se impõe ao todo social. O método estabelecido por Durkheim é comparativo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com