TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flavia De Sousa

Trabalho Universitário: Flavia De Sousa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

Desde o início da humanidade o homem teve necessidade de se expressar artisticamente, deixando a sua marca no mundo. A necessidade de produzir e consumir arte, portanto, é inerente à condição humana. É algo fundamental ao desenvolvimento humano.

A Arte tem grande importância na Educação Contemporânea, pois, ela representa a expressão da vida que, associada ao processo de criação, transforma-se na capacidade de exercer plenamente a condição de ser humano. Ela favorece o desenvolvimento integral do indivíduo, possibilitando a expressão livre do pensamento e das emoções, desenvolvendo seu raciocínio com criatividade e imaginação. Criando, o indivíduo torna-se mais seguro dos seus potenciais e conscientes dos seus limites; torna-se mais autêntico e livre para fazer suas escolhas.

A Arte protagoniza as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive. A ação educativa da Arte tem como objetivo a preparação do jovem para a vida plena da cidadania, buscando a formação de cidadãos que possam intervir na realidade, podendo ser considerada como um instrumento de transformação social.

Tradicionalmente a arte tem ocupado um lugar secundário na educação formal, as aulas de arte estavam lá, exprimidas entre disciplinas mais sérias ou mais importantes. No entanto, descobertas científicas dos últimos 30 anos mostram que somente a arte desenvolve certas áreas do conhecimento como a percepção visual e auditiva, a expressão corporal, a intuição, a imaginação, o pensamento analógico, concreto, holístico e a reflexão, permitindo assim analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.

A Arte é uma maneira de despertar o indivíduo para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir. Ela vem a constituir um estímulo permanente para que a nossa imaginação flutue e crie mundos possíveis, rompendo o restrito espaço que o cotidiano lhe reserva.

Através da arte somos levados a conhecer aquilo que não temos oportunidade de experimentar em nossa vida cotidiana. Assim a criatividade, a imaginação e a emoção estética precisam ser desenvolvidas através de experiências artísticas, sejam elas plástica, música, cênicas, dança, etc.

Trazer imagens para o ambiente da sala de aula para serem debatidas, estudadas desde suas raízes até a contemporaneidade, conhecer a produção destas obras visuais, os artistas, fazer releituras e aplicar técnicas são atividades que podemos trabalhar nas aulas de arte.

Através da experimentação dos sentimentos e das emoções, a arte auxilia no encontro da identidade pessoal no mundo em que se vive. Durante este processo, o indivíduo não apenas entra em contato com o mundo sensorial, mas simultaneamente desenvolve e educa seus sentimentos através da prática dos símbolos artísticos.

Na sociedade contemporânea, a educação tem um papel preponderante na formação dos indivíduos enquanto cidadãos. Assim sendo, a escola deve ser o ponto de partida no desenvolvimento, instrução e inserção do homem na vida ativa do país.

A diversidade de manifestações e de produções artísticas nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com