TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estadual Arlinda Rosa de Sousa

Seminário: Estadual Arlinda Rosa de Sousa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

O presente artigo apresenta um relato de experiências sobre o Projeto de Intervenção realizado na escola Estadual Arlinda Rosa de Sousa, o trabalho surgiu da necessidade de promover a integração da família na unidade escolar, sabemos que a participação da família na vida escolar dos educando tem muito a contribuir para uma melhor aprendizagem. E pensando na melhoria do ensino aprendizagem dos alunos, foi elaborado o Projeto de Intervenção: A Integração da Família no Contexto Escolar, com o objetivo de buscar meios para que a família possa criar o hábito de participar da vida escolar de seus filhos, percebendo o quanto a família é importante no processo ensino aprendizagem do aluno. Junto à direção da escola estadual Arlinda Rosa foi proposta reunião com todos os servidores, da unidade escolar para realizar a proposta de intervenção na escola e junto a toda equipe escolar foi feito alterações no Projeto Político Pedagógico para que fossem inseridas ações voltadas para o envolvimento das famílias nas atividades escolar, também foram promovidas reuniões com pais, alunos e equipe escolar para que as famílias possam perceber a importância da participação destes no cotidiano escolar.

Não há como pensarmos em educação sem o envolvimento da família nesse processo. Escola e família são instituições sociais muito presentes na vida escolar do aluno, de forma que só se pode pensar em sucesso educativo se pensarmos também em trabalho conjunto. Educar é sem dúvida um papel que recai sobre a família e a escola. Por isso, quanto mais estreita for essa relação, melhor será o resultado. Pais e professores têm objetivos comuns e precisam ser o mais cordiais, coerentes e responsáveis nesse processo.

Não há como conceber um compartilhamento da ação educativa sem considerar os contatos entre as famílias e os educadores. Essa é uma questão primordial que deve ser muito mais freqüente na educação dos anos iniciais do que nas outras etapas, os contatos podem ser de várias naturezas: contatos rotineiros, reunião de pais, reuniões de,

reuniões de conselho de escola, comemorações, trabalho do professor e informações da própria criança.

Todas as formas de contatos entre escola e família sevem para aproximar as famílias do universo escolar e para que a escola possa conhecer a dinâmica familiar daquele aluno, quanto mais à escola conhece o aluno e sua família mais próxima estarão do sucesso na educação dele.

Quando falamos na necessidade da relação entre família e escola, falamos principalmente na possibilidade de compartilhar critérios educativos para que possam minimizar as possíveis diferenças entre os dois ambientes, Para o aluno, é muito mais produtivo que os ambientes tenham idéias parecidas sobre educação. O crescimento harmonioso do aluno deve permear a colaboração entre as duas instâncias, família e escola, de forma que possa contribuir para:

Buscar meios para que a família possa criar o hábito de participar da vida escolar dos seus filhos, percebendo o quanto a família é importante no processo Ensino Aprendizagem do aluno, através de ações pre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com