TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas

Pesquisas Acadêmicas: Freelancers Abrem Espaço Nas Grandes Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

"Freelancers abrem espaço nas grandes empresas"

As empresas adotam modelos de gestão para se manterem funcionais e organizadas como: hierarquias, regras, manuais de condutas, divisão do trabalho, caracterizando como uma organização burocrática. É comum esse tipo de organização, principalmente em empresas grandes, embora tendo esse segmento empresas como a IBM modificam suas estruturas organizacionais para melhor atender as mudanças no mercado, exemplo disso é a contratação de mão de obra externa, freelancers, onde o custo desta é menor e o lucro obtido é maior, pois, não existem vínculos empregatícios, são profissionais temporários para a execução de um determinado projeto a curto ou longo prazo.

A IBM é uma organização multinacional que possui matriz em um país e tem atuação em diversos outros, filiais em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata. De acordo com o estudioso Max Weber uma organização burocrática prever o comportamento dos colaboradores e da organização, controla as atividades em busca da competência e eficiência, isso impede o desenvolvimento criativo dos funcionários, com uma gestão onde a flexibilidade é uma ferramenta presente, tornam empresas como a IBM mais competitiva no mercado atual.

Os modelos de gestão das empresas

IBM, Google e Facebook

Toda empresa adota um modelo de gestão para se manter competitiva no mercado, elas buscam extrair resultados de seus colaboradores da melhor maneira possível, os problemas enfrentados por elas passam por um processo de gestão, características que respaldam na Teoria Clássica, porém, não se pode atribuir a uma organização uma ou duas teoria somente, todas no seu contexto contribuíram para que hoje as empresas criassem o seu próprio modelo de gestão, observando a concorrência e as mudanças no mercado. A IBM criou um modelo de gestão chamado GSGI, um modelo de gestão internacional de serviços que aproveita a mão de obra de baixo custo e o capital intelectual onde houver a melhor oferta.

Nesse modelo foram criadas organizações independentes onde cada gerente de uma filial não adotava as soluções ditadas pela matriz, por entender melhor as condições onde a filial estava instalada e saberia qual o melhor papel deveria desempenhar mantendo o padrão global da empresa. Assim os serviços prestados a um cliente em uma determinada subsidiária poderiam ser aplicados ou não a outras unidades, sempre observando o melhor custo benefício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com