TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento Das Ciencias Sociais

Casos: Fundamento Das Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva:

Uma das principais diferenças entre o senso comum e a ciência é o fato da ciência ter provas do que afirma ser verdade, ou seja, passa por um método cientifico, uma avaliação. Já o senso comum pode surgi muitas vezes através de um mito, ou seja, uma explicação fantasiosa para aquilo que não se consegue explicar cientificamente.

Dois exemplos de convicções equivocadas do senso comum:

1°- Na época da escravidão no Brasil, muitos escravos se alimentavam de mangas durante o dia e alguns cuidavam de ordenhar as vacas. Como o leite tinha um valor comercial considerável, os senhores diziam aos escravos que caso comecem manga e tomassem leite, passariam mal e poderiam até morrer. O que não é verdade, já que não tem nenhum fundamento cientifico.

2º- É muito comum que se associe a quantidade de espinhas que uma pessoa tem com a quantidade de chocolate que ela consome. Diz o senso comum: “Quanto mais chocolate a pessoa consome, mais espinhas terá”. Entretanto, dermatologistas afirmam que não existe nenhuma associação entre o consumo de chocolate com a quantidade de espinhas. Mais uma vez a ciência derruba uma verdade equivocada do senso comum.

Questão de múltipla escolha:

Resposta correta:

a) Objetividade e neutralidade.

Questão discursiva:

Ocorreu a “Revolta da Vacina” por que a população não tinha consciência da importância da vacinação.

Oswaldo Cruz poderia ter recorrido à um cientista social para que ele auxiliasse na conscientização da população, para que as pessoas entendessem que era realmente necessário a vacinação, e não apenas uma ordem desnecessária do estado.

Questão de múltipla escolha:

(b) Estudar a realidade observada, segundo critérios científicos e metodológicos próprios.

Questão discursiva:

(I) Franz Boas utiliza o trabalho de campo, que consiste em ir até o local em que se pretende estudar, com o objetivo de investigar os costumes culturais daquela sociedade. Com isso ele consegue ter uma noção muito mais abrangente da cultura que é foco de seus estudos.

(II) No fragmento do texto que é apresentado pode-se perceber a presença do multiculturalismo, já que ele reconhece uma cultura diferente e vê beleza nela. Aqueles que antes eram tidos como “selvagens” mostram que também tem seus costumes e regras a serem seguidas. Com isso Boas conclui que devemos olhar para outras culturas não com um olhar etnocêntrico, mas sim reconhecendo que cada cultura tem suas particularidades, assim sendo, não se tem uma cultura melhor do que a outra, apenas culturas diferentes.

Questão de múltipla escolha:

B) Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com