TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento das ciencias sociais: Comportamento desviante em um grupo social

Artigo: Fundamento das ciencias sociais: Comportamento desviante em um grupo social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Artigo  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  383 Visualizações

PLANO DE AULA 06

FUNDAMENTO DAS CIENCIAS SOCIAIS

QUESTÃO OBJETIVA

Durkheim formou-se em Filosofia, porém sua obra inteira é dedicada à Sociologia. Seu principal trabalho é na reflexão e no reconhecimento da existência de uma "consciência coletiva". Ele parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste.

resposta A

A força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas sanções legais ou espontâneas a que o indivíduo esta sujeito quando tenta rebelar-se contra ela. Legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de lei, nas quais se define a infração e se estabelece a penalidade correspondente. Espontânea são as que afloram como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou uma sociedade. As multas e transito representam sanções legais, já os olhares de reprovação de que somos alvos quando comparecemos a um local com roupa inadequada constituem sanções espontâneas. Embora não codificadas em lei, esses olhares tem o poder de conduzir o infrator para o comportamento adequado.O comportamento desviante num grupo social pode não ter penalidade prevista em lei, mas o grupo pode espontaneamente reagir castigando a quem se comporta de forma discordante em relação a determinados valores e princípios. A reação negativa da sociedade a certa atitude ou comportamento é, muitas vezes, mais intimidadora do que a lei.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com