TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Trabalho Escolar: Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios

Aula 1 – Questão discursiva: Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas.

O menino selvagem de Aveyron

Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite). ( HYPERLINK "http://www.forumnow.com.br/"www.forumnow.com.br).

1 -Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados? Qual seria a importância da sociedade para a formação do indivíduo?

Questão de múltipla escolha:

As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.

A) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.

B) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia.

C) O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.

D) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Antropologia.

E) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.

Aula 2 - Questão discursiva: Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas:

 

Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comer, A gente quer comer e fazer amor. A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade.

 

1.   A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”. Neste sentido, a partir do discutido nesta aula, explique os dois sentidos de fome a que se refere o texto.

2. Elabore um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais no que tange aos seus objetos.

 

Questão de múltipla escolha: 1.     Considere as afirmativas a seguir:

I. A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório;

II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório;

III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais;

IV.  As ciências sociais lidam com realidades e “verdades” dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.

 

São corretas as seguintes afirmativas:

a)   I e IV

b)   III e IV

c)   I e II

d)   I e III

e)   II e IV

Aula 3 – Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:

Sobre meninos e meninas “Nos intervalos das aulas, durante o recreio, ou durante as aulas de Educação Física ou de iniciação desportiva, evidencia-se, igualmente, um modelo diferenciador de condutas: em geral, os meninos dispõem de toda a quadra esportiva só para eles. Ali podem correr, lutar, competir, em suma, preparar-se para a vida adulta; quanto a meninas, para elas basta um pequeno espaço, de preferência à sombra, onde são estimuladas a conversar, brincar de corda ou, no máximo, pular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com