TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001

Título

A questão do conhecimento: senso comum e pensamento científico

Descrição

Questão discursiva:

Leia o diálogo a seguir.

- Hoje o sol está de rachar!

- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? (senso comum)

- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! (pensamento cientifico)

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas.

Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

O senso comum faz referencia a conhecimentos concebidos de maneira empírica, ou seja, através da experiência, da tradição oral. Esse tipo de conhecimento não precisa se preocupar com comprovações, com metodologia e experimentação estando ligado de maneira subjetiva ao individuo e à sociedade que este pertence.

Já o pensamento científico, é o conhecimento adquirido através da investigação cientifica e se apoia em provas adquiridas através de métodos científicos, testes e experimentos quase sempre controlados em laboratórios.

O senso comum diz que “manga com leite faz mal”, já o pensamento cientifico se manifesta dizendo que os dois alimentos formam, na verdade uma combinação bastante saudável, já que a manga contém ótimos nutrientes, como o caroteno e a pró-vitamina A, além de ser fonte de vitamina C, fósforo, ferro, cálcio, lipídios e proteína. O leite por sua vez, é rico em proteína, cálcio, vitaminas A e D, riboflavina, fósforo e magnésio. E esse ditado nada mais é que um mito, criado intencionalmente na época do Brasil Colônia pelos senhores de engenho, pois o leite era um alimento bastante raro e caro, de uso exclusivo destes.

O senso comum acreditava que o Sol se movia em torno da Terra, e que esta permanecia imóvel. Porém o pensamento cientifico através da Astronomia, veio a demonstrar que o Sol é infinitamente maior que a Terra e desde Copérnico, este mito foi derrubado e comprovou-se cientificamente que a Terra é que se move em torno do Sol.

Questão de múltipla escolha:

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma? e a Teoria

Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?

a) Objetividade e neutralidade.

b) Generalidade e sacralidade.

c) Generalidade e subjetividade.

d) Subjetividade e neutralidade.

e) Generalidade e objetividade.(RESPOSTA CORRETA)

Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com