TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Administração

Trabalho Escolar: Fundamentos Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  5.041 Palavras (21 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 21

. Introdução

A proposta deste exercício consiste em desenvolver um relatório apresentando conceitos a respeito dos seguintes fatores: Empresa ,Administrador ,Ambiente Empresarial ,Estratégia Empresarial

Após efetuar as definições de três fontes bibliográficas diferentes é necessário efetuar um confrontamento entre os diferentes conceitos, analisando as diferenças e/ou semelhanças contidas nestas definições.

Ao desenvolver o confrontamento entre as definições é necessário, a partir da compreensão dos aspectos apresentados pelos três conceitos de cada fator, será elaborado um único conceito a respeito de cada fator, procurando-se integrar as características de cada uma das três definições apresentadas.

Para finalizar o trabalho será apresentado o resultado de uma discussão feita pelos membros do grupo a respeito das implicações éticas do tema abordado pelo exercício, dando ênfase aos aspectos que o conteúdo de aprendizagem do exercício pode exercer sobre o individuo, a sociedade e o meio ambiente.

2. Desenvolvimento

ETAPA Nº 1

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL

ASSUNTO DEFINIÇÃO 1 (PLT) DEFINIÇÃO 2 (MAXIMINIANO) DEFINIÇÃO 3 (SILVA)

Empresa As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram. A empresa é uma organização. Organização é um sistema de atividades ou forças de duas ou mais pessoas coordenadas conscientemente. A empresa é uma organização, Organização é definida duas ou mais pessoas como trabalhando juntas cooperativamente dentro de limites identificáveis, para alcançar um objetivo em comum

Administrador é o condutor do negócio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaças e constituem o entorno do negócio. O administrador é aquele que toma decisões, estabelece metas, definem diretrizes e atribui responsabilidade aos integrantes da organização O administrador são os agentes que desempenham as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar a organização para atingir um objetivo específico.

Ambiente Empresarial Representa todo o universo que envolve externamente a empresa: é tudo aquilo situado fora dela. O ambiente e a própria sociedade que, por sua vez, e constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes agencias reguladoras e etc. O ambiente organizacional é um universo constituído por duas dimensões: ambiente imediato (segmentos que influenciam a eficácia da empresa) e o macro ambiente (segmentos que influenciam todas as organizações semelhantes e as organizações de modo geral). O ambiente organizacional consiste em todos os fatores externos a uma organização. Esses fatores representam restrições dentro das quais todas as organizações devem funcionar.

Estratégia Empresarial Estratégia Empresarial é uma teoria sobre a realidade dos negócios. Consiste em selecionar entre várias alternativas existentes a hipótese aceitável sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base nessa hipótese escolhida. Estratégia empresarial consiste em definir objetivos à luz das ameaças e oportunidades do ambiente empresarial. Estratégia empresarial é o conjunto de atividades que definem rumos possíveis a seguir no futuro, considerando as circunstâncias que a empresa se defrontar.

CONCLUSÕES FINAIS

EMPRESA ADMINISTRADOR AMBIENTE EMPRESARIAL ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

É uma organização formada por mais de duas pessoas que desempenham esforços direcionados conscientemente para atingir objetivos que visam lucratividade. É o individuo que atua na empresa como responsável pelo controle e organização das pessoas que nela atuam, pelas metas a serem alcançadas e pela organização dos meios para atingir as metas. É um conjunto de fatores externos à empresa que influenciam o seu desenvolvimento e condicionam as possibilidades das suas atividades. È o ato de definir um sistema de atividades visando objetivos futuros e considerando as possíveis influências do ambiente empresarial.

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

A opinião em comum do grupo consiste no entendimento de que a compreensão dos conceitos abordados neste exercício pode contribuir para que o indivíduo tenha uma visão mais abrangente a respeito de Empresa, Administrador, Ambiente Empresarial e Estratégia Empresaria, possibilitando que este desenvolva seus estudos com mais qualidade, além de modificar a sua perspectiva a respeito destes conceitos na prática cotidiana. A partir do momento que o indivíduo sofre esta modificação de perspectiva, inevitavelmente a sociedade (que é um conjunto de indivíduos) também mudará sua percepção coletiva e, conseqüentemente, sua ação, o que trará modificações ao meio ambiente em que a sociedade atua e se desenvolve.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1.

MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da escola cientifica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 1997.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

ETAPA Nº 2

PROCESSOS ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO

INTRODUÇÃO

A proposta deste exercício consiste em elaborar uma síntese a respeito da definição e dos tipos de Planejamento pesquisados no PLT Administração: teoria, processo e prática, do Prof. Chiavenato, confrontando os conceitos de Chiavenato com dois outros artigos especificados no exercício.

DESENVOLVIMENTO

TIPO DE PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO TÁTICO PLANEJAMENTO OPERACIONAL

DEFINIÇÃO È o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões a cerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É a função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com