TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Ciência Social

Exames: Fundamentos Da Ciência Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Concreto 01

Questão discursiva: Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas. O menino selvagem de Aveyron Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite). Não era mais o menino selvagem de quando fora encontrado, mas também, não se tornou humano. (www.forumnow.com.br).

1 - Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados?

[Giselle_STSoares] O homem que nasce e vive isolado, não se humaniza. Ou seja, não adquire o comportamento sócio cultural.

2- Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos – Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli - e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade.

Comparando estas personagens com o caso de Victor, seria possível ou não a eles apreenderem sozinhos os comportamentos humanos? Por quê?

[Giselle_STSoares] Não seria possível. No sentido acima, o que aconteceria era o indivíduo adquirir o comportamento instintivo de sobrevivência. Ele até pode estar inserido numa sociedade, que digamos ser uma sociedade primitiva, mas não numa sociedade sócio cultural, que é aquela que ensina o comportamento humano numa formatação de civilidade.

Questão de múltipla escolha: As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a alternativa que expressa corretamente qual aspecto da realidade cada ciência social toma por objeto.

A) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter como fato social é objeto da Ciência Política; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia.

B) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Antropologia; o uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia. [GiselleSTS] Resposta correta.

C) O uso do twitter para uma campanha eleitoral é objeto da Sociologia; o uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Antropologia.

D) O uso cultural do twitter pelos indivíduos de uma sociedade é objeto da Ciência Política; o uso do twitter como fato social é objeto da Sociologia; o uso do twitter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com