TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Economia

Dissertações: Fundamentos Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de; GARCIA, Manuel. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2005

2.2 Precursores da teoria econômica

2.2.1 Antiguidade

Foi na Grécia Antiga, no trabalho de Aristóteles, que surgiram as primeiras referências à Economia, foi Aristóteles quem criou o termo economia (oikonomía)em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas.Também foram encontradas algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e de Xenofonte.

Na Roma foram encontrados poucos trabalhos de destaque, que não apresentam um padrão homogêneo e estão permeados de questões referentes a justiça e moral.

2.2.2 Mercantilismo

No século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Aqui, o acúmulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.

2.2.3 Fisiocracia

Na escola de pensamento fisiocrata, acreditava-se a que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. O Tableau Économique, obra do dr. François Quesnay, foi o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles. A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. Para os fisiocratas só a terra tinha capacidade de multiplicar a riqueza.

2.2.4 Os clássicos

Adam Smith (1723-1790)

Adam Smith é considerado o precursor da moderna teoria econômica. Publicou a obra A riqueza das nações que trata das leis do mercado, aspectos monetários, distribuição do rendimento da terra e um conjunto de recomendações políticas. Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade a perfeição. Princípio do liberalismo econômico. Adam Smith advogava a ideia de que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (a chamada teoria do valor trabalho), e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar-se em algumas tarefas.

David Ricardo (1772- 1823)

David Ricardo é outro expoente do período clássico. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas das ideias do chamado período neoclássico. Ricardo discute a renda auferida pelos proprietários de terras mais férteis. Em virtude de a terra ser limitada , quando a terra de menor qualidade é utilizada no cultivo, surge imediatamente a renda sobre aquela de primeira qualidade.

A maioria dos estudiosos considera que os estudos de Ricardo deram origem a duas correntes antagônicas: a corrente neoclássica, por sua abstração simplificadora, e a corrente marxista, pela ênfase dada à questão distributiva e aos aspectos sociais na repartição da renda da terra.

John Stuart Mill (1806- 1873)

John Stuart Mill foi o sintetizador do pensamento clássico. A obra de Stuart Mill consolida o exposto por seus antecessores, e avança ao incorporar mais elementos institucionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com