TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto 9 - Fundamentos Das Ciencias Sociais

Trabalho Universitário: Caso Concreto 9 - Fundamentos Das Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva: Leia o caso concreto e responda as questões propostas: Infância na hora da morte. A mortalidade infantil na pequena cidade alagoana de Carneiros, a 253 quilômetros de Maceió, não é um índice, é um massacre: 633,3 em cada mil crianças. A miséria absoluta em que vive o pequeno município de 5800 habitantes é a causa principal da infinidade de enterros: crianças mal nutridas num lugar que doenças respiratórias e ás complicações intestinais. O único médico da cidade, Gérson Leão de Mello, 31 anos, entre adultos e crianças. Muitas doenças, diz ele, poderiam ser evitadas caso a população fosse mais informada e menos afeita a crendices populares e tradicionais da região. As mulheres, por exemplo, em sua maioria casam-se muito jovens, com cerca de 14 anos, isto quer dizer, quase crianças ainda, e têm em média, dezesseis filhos. Metade das crianças nascidas morre antes do primeiro ano de vida. Há casos drásticos, como o de Marinalva Maria de Jesus de 51 anos. Dos seus 26 filhos, apenas 4 sobreviveram. “Vivemos em um mundo diferente”, diz ela, esperamos somente o dia em que Deus chama para nos tirar desta terra. A morte das crianças é encarada como uma graça divina em carneiros. Como dia Maria Milton dos santos, 38 anos, que perdeu seis dos dezesseis filhos que teve: “Deus resolveu levá-los, me fazendo um favor”. (Adaptado da revista Isto È, maio de 2008),

Considerando o texto apresentado responda:

1 – Que tipo de solidariedade social constitui a base da sociedade de Carneiros? Justifique sua resposta relacionando os indicadores de solidariedade com o texto.

R.: Solidariedade Mecânica. Pois essa sociedade em questão é ‘primitiva’. Os moradores da cidade de Carneiros vivem esperando o dia de amanhã, vivem na miséria e compartilham de mesmas crenças e costumes.

Questão de múltipla escolha:

Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo: “ Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria...”

A) Normalidade

B) Anomia

xC) Anarquia

D) Solidariedade Orgânica

E) Solidariedade mecânica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com