TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administração

Trabalho Universitário: Fundamentos Em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DANIEL GORDIANO VALENTE

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III

Uberlândia

2011

DANIEL GORDIANO VALENTE

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO III

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Psicologia Organizacional, Estátistica, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos.

Prof. Luciana Trigueiro, Sara Maria de Melo Elgenneni, Marcelo Viegas, Janaína Vargas e Marcelo Tarifa.

Uberlândia

2011

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO............................................................................05

3. CONCLUSÃO..........................................................................................11

4. REFERÊNCIAS.......................................................................................12

1 - INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar o caso da agência de turismo Vida Boa, que está com um problema delicado com uma cliente, que foi cobrada indevidamente por um serviço que não foi prestado, um pacote turístico que não foi fechado. Um problema grave de comunicação, que gerou uma situação constrangedora, um desafio para qualquer administrador que precisará utilizar seus conhecimentos sobre direito empresarial e relacionamento interpessoal com os funcionários, que já estão descontentes com o ambiente de trabalho. Visando ainda reerguer a empresa, o administrador terá que utilizar a estatística como ferramenta de trabalho para captar os clientes certos, para que possa alcançar e, quem sabe, superar as metas estabelecidas.

2. DESENVOLVIMENTO

Primeira etapa:

Vários fatores influenciam diretamente na elaboração do preço de venda de um produto ou serviço, principalmente o custo básico. Uma venda abaixo do custo pode até ser utilizada para captar um cliente muito importante, mas geralmente incorre em prejuízo para empresa, refletindo diretamente nos resultados. Analisar todas as variáveis disponíveis é fundamental para se decidir sobre o preço de um produto ou serviço. Decisões erradas a respeito de uma das variáveis que influenciam o preço, podem ter consequências diretas no desempenho geral da empresa, principalmente a médio e longo prazo. Exemplificando a importância da formação do preço, citamos Bertó e Beulke (2005, p. 264), que afirmam que a formação do preço de venda é “elemento essencial da gestão econômico-financeira e mercadológica das empresas”.

Para chegar a um preço de venda coerente com o mercado e com a necessidade da empresa, devemos conhecer, “além do custo do produto.. as demais variáveis que influenciam na determinação do preço, sendo elas, grau de elasticidade da demanda, preços dos produtos substitutos e dos concorrentes, estratégia de marketing da empresa, entre outras”, segundo Daniel Ramos Nogueira (2009, p. 170). A elasticidade da demanda é o fator que determina a margem de alteração do preço de venda, sem que haja alteração na demanda. Os preços dos produtos substitutos e dos concorrentes devem analisados no momento de estabelecer o preço de venda, verificando se existem produtos semelhantes, de mesma qualidade, ou mesmo que possa substituir o produto da minha empresa com um preço menor, pois certamente a tendência do consumidor é escolher o produto mais barato. Ressaltamos ainda que, segundo BERTÓ e BEULKE (2005, p. 264), “um valor de venda inferior ao custo implica automaticamente perdas”, mostrando que o custo é fundamental na elaboração do preço de venda.

Utilizando uma tabela simples, podemos analisar o valor cobrado pelo pacote turístico de R$ 3200,00:

Formação do preço de venda:

ITEM VALOR PORCENTAGEM

Passagens aéreas 736,00 23%

Hospedagem 700,00 21,87%

Transporte 120,00 3,75%

Despesas administrativas 150,00 4,69%

Comissão de vendedores 160,00 5%

Impostos 374,00 11,68%

Lucro 960,00 30%

TOTAL 3.200,00 100,00

Segunda etapa:

Pergunta 01: É possível uma demanda judicial, por parte da cliente, com base no Código de Defesa do Consumidor? Quais os dispositivos e princípios teriam sido violados pela empresa em que trabalha?

Certamente cabe uma demanda judicial, pois a cliente foi colocada em situação constrangedora, em virtude da negligência da agência de turismo, que, por uma falha na comunicação com a financiadora, efetuou uma cobrança indevida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com