TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função da sociologia

Seminário: Função da sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

b) Explique a função da Sociologia tendo por base o trecho seguinte:

“(...) se existe uma ciência das sociedades, é de esperar que ela não se limite a ser paráfrase de preconceitos tradicionais, e, sim, que mostre as coisas de maneira diferente da encarada pelo vulgo; (...)”.

Resposta: Durkheim se propôs a realizar uma teoria da investigação sociológica, através da transferência do procedimento científico usado nas ciências mais maduras - observação e experimentação indireta - para investigação dos fenômenos sociais.

A preocupação de Durkheim era a criar um objeto próprio e independente para a Sociologia. O sociólogo deveria estar preparado para considerar relevantes somente os dados com suficiente grau de objetividade, ou seja, aqueles que se apresentassem isolados de suas manifestações individuais, utilizando a estatística como um instrumento para isolá-las.

Pode-se concluir que Durkheim valorizava o tratamento científico dos fatos sociais.

6. (Unicentro 2012) Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de:

a) Karl Marx.

b) Max Weber.

c) Émile Durkheim.

d) Augusto Comte.

e) Herbert Spencer.

Resposta: [A]

7. (Unimontes 2011) Considerando as obras dos clássicos da Sociologia e seus respectivos autores, associe a 2ª coluna com a 1ª.

1) As regras do método sociológico

( ) Karl Marx (1818-1883)

2) A ética protestante e o espírito do capitalismo

( ) Émile Durkheim (1858-1917)

3) O Capital

( ) Max Weber (1864-1920)

A sequência correta é

a) 3, 1, 2.

b) 1, 2, 3.

c) 2, 1, 3.

d) 3, 2, 1.

Resposta: [A]

8. (UFU 2008) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.

a) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.

b) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.

d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.

Resposta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com