TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futuro Do Usuário Gerador De Conteudo

Monografias: Futuro Do Usuário Gerador De Conteudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Com o aparecimento e aceitação da imprensa de massa, o ritmo da comunicação humana tornou-se cada vez mais intenso. Em meados do século XX, o telégrafo tornou-se uma realidade. Mesmo ainda não sendo um veículo de comunicação em massa, este recurso foi elemento importante numa acumulação tecnológica que acabaria levando aos veículos de massa eletrônicos. Poucas décadas depois, estavam sendo realizadas experiências bem-sucedidas que foram indispensáveis ao cinema e a telegrafia sem fio. Com o desenrolar do século, a sociedade ocidental estava prestes a testemunhar a criação de técnicas de comunicação que ultrapassavam os mais absurdos voos da imaginação de um século antes.

Durante a primeira década do novo século, o cinema virou uma forma de divertimento familiar. Isto foi seguido em 1920 pela criação do rádio doméstico e, nos anos 40, pelo inicio da televisão doméstica. No começo da década de 50, o rádio atingiu uma proporção enorme nos lares norte-americanos, com aparelhos adicionais dispersados pelos automóveis. O rádio se espalhou para o quarto•de dormir e para a cozinha, e um número crescente de aparelhos transistorizados e miniaturizados. No final dos anos 50 e início dos 60, viu-se a televisão começar a aproximar-se dessa saturação. Na década de 1970, ela estava praticamente total nos Estados Unidos e progredia em outras partes do mundo. Novos veículos foram adicionados - TV a cabo, gravadores de •videocassete, e até videotexto com reciprocidade. A comunicação de massa virara um dos fatos mais significativos e importantes da vida moderna.

A ERA DA INFORMAÇÃO

A humanidade está vivendo sua terceira revolução (após a agrícola e industrial) que mudou as faces da sociedade e economia. Estamos vivendo a Revolução da Informação, também chamada de revolução digital, informacional, etc. E como toda revolução, como o próprio nome diz, vem para renovar e evoluir, acelerando os processos e contribuindo com o crescimento e amadurecimento de toda a humanidade, bem como a forma como nos relacionamos, trabalhamos e fazemos negócios.

Hoje em dia toda informação é passada de forma instantânea. Há 30 anos seria inimaginável conversarmos e vermos alguém do outro lado do planeta por um telefone móvel. Hoje em dia é tarefa das mais simples. Com poucos cliques e uma palavra num sistema de busca temos informações que talvez jamais tivéssemos. A forma de se comunicar quebrou barreiras e fronteiras. Hoje no Brasil temos a maior quantidade de usuários nas redes sociais e temos também o maior tempo de navegação por usuário.

Novas tecnologias de informação são decisivas para o desenvolvimento de qualquer país ou região. É evidente que estamos em uma nova fase do desenvolvimento humano, que deve ser chamada Era da Informação. Não porque nas eras anteriores a informação deixasse de desempenhar seu papel na sociedade, pelo contrário. Seres humanos sempre precisaram e consumiram informação. A necessidade de informação para o desenvolvimento do ser humano é tão importante quanto alimento e água. Mas na era da informação, esta se tornou um dos mais importantes recursos econômicos.

Para uso efetivo das oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias da informação, são necessários investimentos maciços em telecomunicação de alta qualidade. A existência de boas comunicações pode reduzir a necessidade de utilização de supercomputadores. Na era da informação, um dos mais importantes investimentos é na área da educação, em todos os níveis, e na da pesquisa de alta qualidade em informática. Mesmo que o objetivo das novas tecnologias da informação seja construir computadores que possam competir com a mente humana, o fator humano nessa era será decisivo.

COMUNICAÇÃO NO FUTURO

No começo eram os jornais, revistas, panfletos, livros e cartazes. E depois o rádio, a televisão, e, finalmente, a internet. A última plataforma de comunicação em massa, a que veio para destruir o paradigma emissor – mensagem – receptor. Todo mundo é emissor e receptor. Acabou o mito do receptor passivo, da mídia como grande controladora de informação. Todo mundo é mídia agora, e todo mundo consome todo mundo.

A questão é: como será a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com