TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO E ORÇAMENTO

Trabalho Universitário: GESTAO E ORÇAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  10.767 Palavras (44 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 44

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 5

2.2 ORÇAMENTO GERAL 10

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 17

2.4 POSTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 19

2.5 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 21

2.6 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 24

2.7 BALANÇO PATRIMONIAL 26

2.8 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIIO 33

2.9 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 36

2.10 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO

DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 40

3 CONCLUSÃO 42

4 REFERÊNCIAS 43

1 INTRODUÇÃO

A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua , é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia.

O Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos. . O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma. Todo o processo de gerenciamento contábil tem seu ponto culminante, em termos de controle, no orçamento empresarial. O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia. O orçamento vem agregar informações rápidas e eficientes. As organizações, principalmente as médias e grandes, não trabalham por meio de improvisação. Para uma implantação bem sucedida é necessária a organização dos dados e parametrizações para que o orçado seja alcançado. Isto porque é uma ferramenta importante para a tomada de decisão, pode trazer benefícios que contribuirão para reduzir a margem de erro, a redundância de informações e a maximização de lucros da empresa. As médias e grandes empresas, geralmente, têm a quem recorrer, contam com a ajuda de contadores e administradores comprometidos e preparados para enfrentar as mais diversas situações. Já nas micro e pequenas, muitas vezes os empresários não têm noção ou meios de planejar e controlar suas atividades. Neste cenário, apresenta-se o orçamento empresarial, como uma ferramenta da contabilidade, disponível tanto para micros e pequenas, como para médias e grandes empresas, a ser utilizada com intuito de auxiliar, tanto o pequeno empresário como as grandes corporações, no planejamento, controle e tomada de decisão.

O monitoramento da situação fiscal de uma empresa, quando realizado de maneira insatisfatória, engendra reveses de ação direta sobre seu respectivo fluxo de caixa, o que vai de encontro aos interesses primários do administrador. Por outro lado, uma monitoração tributária bem elaborada acarreta considerável redução de custos, assim como a redução de riscos decorrentes de possíveis autuações fiscais

O sistema de orçamentário é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem. Os orçamentos expressam, quantitativamente, as políticas de compras, produção, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia. Os responsáveis pelas unidades que compõem a empresa devem programá-los de acordo com os planos de ação e acompanha-los com base em sistema se formações gerenciais adequadamente estruturados, e os eventuais desvios são devidamente corrigidos, ao longo do tempo. A utilização de modelos contábeis baseados em métodos quantitativos tem se tornado cada vez mais frequente decorrente do rápido desenvolvimento da tecnologia da informação e da utilização corriqueira dos microcomputadores, dessa forma, os contadores têm se envolvido cada vez mais com o uso das ferramentas quantitativas.

.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1– CONCEITO DE ORÇAMENTO

Segundo Lunkes (2003)

A necessidade de orçar é tão antiga quanto a humanidade. Os homens da caverna precisavam prever a necessidade de comida para os longos invernos, com isso desenvolveram práticas antigas de orçamento.

Desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com