TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO INDUSTRIAL

Pesquisas Acadêmicas: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  4.101 Palavras (17 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIENCIAS CONTABEIS

HAROLDO CHAVES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

GESTÃO INDUSTRIAL

Porto Velho-RO

2014

HAROLDO CHAVES

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contabeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Equipe de professores do 5º semestre

Porto Velho-RO

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------------------1

DIFERENÇAS ENTRE APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTA. -----------------------------------------------------------------------------------2

METODOS DE CUSTEIO. DIFERENÇA ENTRE CUSTEIO VARIAVEL E CUSTEIO POR ABSORÇÃO. -------------------------------------------------------------3

PREÇO DE VENDA E A GERAÇÃO DO LUCRO. ----------------------------------4

UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO: ESCLAREÇA COM EXEMPLO.-------------------------------------------------------------------------------------5

CUSTEIO ABC: POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FINS FISCAIS.---6

PONTO DE EQUILIBRIO. -------------------------------------------------------------------7

A IMPOSTANCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA. --------------------------------------------------------------------------------------8

A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. --------------------------------------------------------9

CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------------10

REFERENCIAS-------------------------------------------------------------------------------11

INTRODUÇÃO

No presente trabalho serão abordadas definições conceituais e teóricas, sobre diferença entre apuração de custo de uma indústria e de um comercio varejista, métodos de custeio variável e custeio por absorção, preço de venda e a geração do lucro, unidades equivalentes de produção, custeio ABC, o ponto de equilíbrio, a importância de um sistema de informação integrado na empresa , enfim abordaremos a aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro da organização empresarial.

DIFERENÇA ENTRE A APURAÇÃO DO “CUSTO” DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMERCIO VAREJISTA

Custos nas indústrias.

Chamamos de custo industrial a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens . Para se apurar com precisão o custo de produção de um bem é necessário ter em mãos um relatório com as despesas gerais, subdivididas em despesas variáveis e fixas, diretas e indiretas, bem como, um bom critério de rateio, um mapa com o apontamento da mão de obra, um demonstrativo das horas máquinas e um almoxarifado que controle as saídas das matérias primas e materiais secundários.

São três os termos comumente usados quando descrevemos custos de produção, são eles, custos com materiais, mão de obra e estruturais ou custos indiretos de fabricação.

Custos de Materiais: São os custos de aquisição de todos os materiais que serão usados na produção. Custos de materiais diretos incluem as cobranças de frete de entrada de mercadorias, impostos sobre as vendas e tarifas alfandegárias. A matéria–prima é um custo direto por ser possível alocar eficientemente seus gastos em cada produto, ou seja, pode-se avaliar o quanto foi gasto de material em cada unidade de produto.

Custo de mão-de-obra: O termo mão de obra tradicionalmente designa o trabalho manual empregado diretamente na produção industrial. Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta de mão de obra indireta. A mão de obra direta é aquela em que o trabalho do empregado está resultando diretamente na fabricação de um bem ou serviço; a mão de obra indireta é a que o trabalho é realizado em atividades de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância.

Custos estruturais: São os demais gastos necessários para a fabricação do produto tais como alugueis, energia elétrica, serviços de terceiros, mão de obra de limpeza, impostos prediais, depreciação da fábrica, etc. Essa categoria de custos também é chamada de custos de gastos gerais de fabricação e custos gerais da fabrica.

Nas indústrias segundo Costa (2009.p.27), os custos correspondem aos gastos relativos a fabricação dos produtos. Como os custos em uma indústria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.

Custo no comercio varejista

No comercio varejista a atribuição do custo das mercadorias vendidas – CMV, é bem mais fácil de ser obtido e é baseado principalmente do seu custo de aquisição levando em consideração o método usado na apuração dos estoques que normalmente é o PEPS-Primeiro que entra e Primeiro que sai ou o custo Médio Ponderado.

METODOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com