TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Tese: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Geopolítica

1- O canal de Suez esta localizado na América central. Falso ou verdadeiro? Justifique.

Falso. O canal de Suez liga o porto de Said, Porto egípcio no mar mediterrâneo a Suez no mar vermelho; Esse canal tem 163 km de extensão.

2- A Inglaterra tem como Monarca a Rainha Elisabeth II e como primeiro Ministro David Cameron. Certo ou Errado? Justifique.

Certo. A Rainha Elizabeth II assumiu o trono, pois o herdou de seus pais; Já o primeiro Ministro David Cameron foi eleito no lugar de Tony Blair

3- A geopolítica é uma ciência que trata da dependência do crack, dos acontecimentos políticos em relação ao solo. Sim ou Não? Por quê?

Não, pois o termo geopolítica trata-se de um sistema de ciência baseado na interação das forças sociológicas, politicas e físicas.

4- Defina multinacional e de exemplos delas localizadas em Itapetininga e região.

Pode ser considerada uma multinacional, aquela empresa que possui pelo menos uma filial fora do país de origem. Como por exemplo aqui em Itapetininga podemos citar a empresa 3M, Duratex e Mc Donald’s.

5- Qual a vantagem, que levava os portugueses perante os espanhóis na época da navegação?

Os portugueses possuíam uma superioridade cientifica e tecnológica; Também possuíam conhecimentos geográficos e náuticos onde eram superiores a qualquer outra nação da época.

Foram os primeiros a fabricar navios adaptados a navegação oceânica- as caravelas, como também inventaram o alinhamento de canhões na lateral dos navios podendo assim atingir a distancia dos barcos inimigos.

6- Defina moeda conversível. Porque o real ainda continua não conversível?

Moeda conversível significa moeda de troca, como o Euro, Libra e o Dolar por exemplo. O Real ainda não é conversível pois o Brasil é um pais que ainda esta em desenvolvimento, mas que tem expectativas de se tornar conversível num futuro próximo.

7- Qual é a relação, se existir, dos EUA e a Rússia em relação às ogivas?

Os EUA detêm 15 mil ogivas, ao passo que a Rússia conta com 10 mil. Esta aparente vantagem norte americana deve ser relativizada , uma vez que a Russia, em função de sua maior extensão territorial pode em tese destruir os EUA, utilizando um numero menor de ogivas do que esse ultimo precisaria para “pulverizar” a Rússia. As Duas são superpotências, isto é são capazes de destruir sozinhas todas as potencias somadas.

8- Compare superpotência com hiperpotência e exemplifique com nomes de países.

Superpotência são países com maiores números de ogivas ,como por exemplo a Rússia; Já Hiperpotência são países que além de serem superpotências são também a única potencia multidimensional, do planeta, isto é aquela que além do poder militar, possui capacidade econômica cultural e ideológica de influenciar o mundo todo, como por exemplo os EUA.

9- O Brasil está para a Argentina assim como os EUA estão para o_______________________.

10- Qual a relação, se existir, entre Brasil e Guiné Bissau?

O governo brasileiro, decidido a apoiar os esforços de redemocratização e estabilização do país, aprovou, em 2001, o estabelecimento de parceria especial com o país africano, buscando priorizar programas de cooperação. Destacam-se nesse contexto, o Apoio ao Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Combate à HIV-AIDS e o Centro de Formação Profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com