TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Exames: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  6.008 Palavras (25 Páginas)  •  7.215 Visualizações

Página 1 de 25

A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos blocos econômicos. Sobre isso, analise as afirmações abaixo.

(Fonte: Concurso da Prefeitura da cidade do Paulista/PE - 2006)

I. A homogeneização do dinheiro global sofre resistência local à sua expansão assim como a adaptação às novas condições financeiras é considerada uma necessidade para ser competitivo e exitoso no mundo globalizado a partir dos blocos econômicos regionais.

II. A unificação monetária é fator indispensável ao estabelecimento da economia européia competitiva ao nível global, mediante uma divisão de trabalho renovado.

III. A constituição do mercado comum financeiro, do qual a moeda única constitui o símbolo, serviu como base para a constituição da União Européia (UE), Acordo do Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e o pretendido estabelecimento da Área do Livre Comércio da América (ALCA).

IV. O Mercosul mantém uma prática limitada do comércio, e seu projeto é mais abrangente quanto às relações sociais, culturais e políticas, buscando um desenvolvimento homogêneo, no qual as moedas nacionais são conversíveis e comunicáveis entre elas.

V. A proliferação de blocos econômicos em todos os continentes com tendências à regionalização da economia impede a integração global dos mercados, tirando a possibilidade de um mundo homogêneo.

Estão incorretas as:

C

III, IV e V

A partir das reformas radicais do final da década de 1970, a China iniciou um período de crescimento econômico acelerado, aumentando sua participação no PIB mundial de 1% em 1980 para 4% em 2000.

Nesse período, entre as diretrizes da economia chinesa, não encontramos:

A

A aceitação da “revolução cultural”, que aumenta a participação do capital externo

nas empresas estatais.

Em março de 1989, pela primeira vez na União Soviética, realizaram eleições livres para a escolha do Congresso do Povo. Inicia um novo período político na União Soviética. Sobre este tema é correto afirmar:

E

O Congresso dos Deputados do Povo era dividido entre: os soviéticos ortodoxos, que queriam

as mudanças liberalizantes e os soviéticos heterodoxos que lutavam pela volta da Guerra Fria.

Sobre os conflitos na África, após a Guerra Fria é correto afirmar:

I) Na Angola, lutavam o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) apoiado pelos EUA e a UNITA (União Nacional pela Independência Total de Angola) apoiado por Cuba e União Soviética. Com o fim da Guerra Fria estes movimentos, através da intervenção da ONU, chegaram a um acordo de paz.

II) Somália e Etiópia estão situadas numa região banhada pelas águas do Índico, estratégica para o escoamento do petróleo do Golfo Pérsico. Estes países estiveram em guerra entre os anos 1978 e 1988, pelo território de Ogaden. Os confrontos entre estes países pioraram após a Guerra Fria, destacando também, a luta separatista da Eritréia, que decretou sua independência em 1993 da Etiópia.

III) Em Angola, no ano de 1994, as lideranças da UNITA e do MPLA não assinaram o tratado de paz proposto pela ONU.

IV) Ruanda e Burundi tornaram-se independentes da Bélgica, em 1962. Desde então instalou uma guerra étnica envolvendo a maioria Hutus e a minoria Tutsi.

V) Em Moçambique, a guerra civil envolvia a FRELINO (Frente de Libertação de Moçambique) que governava o país e recebia apoio da União Soviética e a RENAMO (Resistência Nacional de Moçambique) ajudada pela África do Sul. No anos 90, após a morte do líder da FRELINO, a RENAMO assume o poder e instala o sistema capitalista em Moçambique.

B

II e IV estão corretas.

O Kuwait é um país minúsculo (17.818 Km2), quase inteiramente desértico, que repousa toda a sua vida sobre o petróleo e, por consequência, possui abundância de dinheiro. Sobre os antecedentes da Guerra do Golfo não é correto afirmar:

I) O Iraque exigia mudanças na fronteira entre o Kuwait.

II) O Iraque acusava o Kuwait de vender petróleo a preços mais baixos que os determinados pela OPEP.

III) O Iraque, após a guerra com o Irã, estava com problemas sérios econômicos como: dívidas, inflação, desemprego que levaram o descontentamento da população iraquiana.

IV) O Kuwait não perdoava a dívida de aproximadamente bilhões de dólares, contraída pelo Iraque durante a guerra com o Irã.

V) O Iraque tinha o apoio da ONU na tentativa de achar uma solução para o acordo da dívida deste país com o Kuwait, apesar de depois da invasão iraquiana, a ONU apoiar o Kuwait e sinalizar para os EUA derrubarem Saddam Hussein.

A

Não está correto somente o item V.

Sobre a Guerra do Golfo não é correto afirmar:

I) Os EUA atacaram o Iraque, derrubaram Saddam Hussein e estavam a favor dos muçulmanos xiitas, que são a maioria no Iraque.

II) O Kuwait foi incorporado pelo Iraque como a 19a Província do país.

III) A ONU promoveu um embargo econômico contra o Iraque, porém nunca realizou todas as medidas econômicas deste embargo, para não complicar ainda mais a situação econômica do Iraque.

IV) A guerra durou mais de 5 anos, quando o Iraque desocupa o Kuwait

V) A guerra gerou um derramamento de petróleo nas águas do Golfo Pérsico e grandes incêndios nos poços de petróleo do Kuwait (aproximadamente 700 poços).

B

Não estão corretos os itens I, III e IV.

Sobre a China, após a morte de Mao-Tsé-Tung em 1976, não é correto afirmar:

I) As reformas da China trouxeram um elevado crescimento econômico acompanhado da redução das desigualdades sociais e territoriais.

II) As reformas, na China, foram denominadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com