TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Custos

Ensaios: Gerenciamento Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

Passo 1

CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS

Conceituamos gastos como sendo os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa em contrapartida às suas operações de produção de bens e serviços. Os gastos empresariais compreendem:

Custo - É um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São insumos de capitais, bens ou serviços, efetuados para consecução de determinados objetivos. Estes insumos assumem, primeiramente, uma expressão física e se traduzem, posteriormente, pela expressão monetária dos mesmos. Assim, melhor definindo, "custo de um bem ou serviço, é a expressão monetária dos insumos físicos realizados na obtenção daquele bem ou serviço, considerando-se o total retorno dos capitais empregados, em termos de reposição." (Olivio Koliver)

Exemplos: Salário do pessoal da produção, matéria-prima utilizada no processo produtivo, combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas de fabricação, depreciação dos equipamentos da fábrica, gastos com manutenção das máquinas da fábrica.

- Despesa – O conceito de despesas está bastante associado à contabilidade. As despesas são gastos reconhecidos no ato da venda. É um dispêndio no processo de aquisição de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. Nem sempre é fácil distinguir custos de despesas.Pode-se, entretanto, propor uma regra simples do ponto de vista didático: Todos os gastos realizados com o produto até que esteja pronto é custo, a partir daí são despesas. Exemplos: Salários e encargos sociais do pessoal de vendas, energia elétrica do escritório, gastos com combustíveis,refeições do pessoal de vendas, telefone do escritório. Os encargos financeiros incorridos pela empresa, mesmos aqueles decorrentes de insumos para a produção, são sempre considerados Despesas. A distinção mais importante entre custo e despesa é que se um gasto é considerado despesa, ele afeta diretamente o resultado do exercício. Se ele é considerado custo, só afetará o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos.

- Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, ações de empresas, aquisição de móveis e utensílios, aquisição de imóveis, aquisição de marcas patente, aquisição de material de escritórios, aquisição de máquinas e equipamentos.

- Perda : Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo). Representa um bem ou serviço consumido de forma involuntária, indesejada, não intencional, decorrente de fatores externos ou da atividade produtiva normal da empresa . A perda não é um sacrifício feito com intenção de obter receita.

Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsolescencia de estoques. É muito comum o uso da expressão Perdas de material da fabricação de inúmeros bens; entretanto, a quase totalidade dessas "perdas" é, na realidade, um custo, já que são valores sacrificados de maneira normal no processo de produção. O gasto com mão de obra durante um período de greve, por exemplo, é uma perda, não um custo de produção. O material deteriorado por um defeito anormal e raro de um equipamento provoca uma perda, e não um custo de produção. Cabe ressaltar que inúmeras perdas de pequeníssimo valor são, na prática, consideradas dentro dos custos ou das despesas, sem sua separação; e isso é permitido devido à irrelevância do valor envolvido. No caso de montantes elevados esse tratamento não é correto.

-Desembolso – Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.

- Desperdício: É um tipo de perda, representa um gasto que traz prejuízo ao cliente. Ex: um produto que fica fora do ambiente de conservação e vem a estragar, ou danificar, até por falta de cuidado. A mais importante diferença contábil entre custos e despesas refere-se ao fato de que as despesas podem ser debitadas às contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a débito de resultado sob a forma de (custos dos produtos ou serviços vendidos).

Diferenciação entre custos diretos e indiretos

- CUSTO DIRETO- são os custos que podem ser apropriados diretamente aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (quilos de mat. consumido, horas de mão-de-obra utilizada, embalagens utilizadas e, até mesmo, em alguns casos, quantidade de energia consumida). São os custos diretos com relação aos produtos.

- CUSTO INDIRETO- são os custos que não oferecem condições de serem medidos objetivamente, e qualquer tentativa de alocação destes custos aos produtos tem que ser feita de forma estimada e, muitas vezes arbitrária. Alguns exemplos: aluguel, supervisão da fábrica. Esses são os custos indiretos com relação aos produtos.

Diferenciação entre custos fixos x custos variáveis

- Custo variável - muda de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho, exemplos incluem o custo de materiais, suprimentos e salários da equipe de trabalho.. Ex.: Matéria-prima

- Custo fixo - não sofre alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade . Qualquer que seja a quantidade produzida ou vendida, mesmo que seja zero, os custos fixos se mantêm os mesmos Ex.: Custos administrativos, funcionários, Aluguel, etc.

PASSO 3

DRE

Etapa 2

passo 2

Elaborar um resumo, em forma de tópicos, sobre conceitos, utilização e abrangência dos

custos e despesas específicos, e também sobre critérios de rateio e departamentalização

estudados no Passo 1.

Conceitos, utilização e abrangência de custos específicos

.1 Custos materiais

Os custos materiais estão associados aos procedimentos de avaliação de estoques, os quais podem ser definidos como o conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com