TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANA – UNOPAR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARCIO RAMOS BREUER

CONTABILIDADE COMERCIAL

SANTA MARIA, 05 de maio de 2013

SUMARIO

Introdução...................................................................................................................03

Definições conceituais dos Princípios da Contabilidade............................................04

Regime de Apuração..................................................................................................05

Métodos de Avaliação de Estoques...........................................................................06

Operações com Mercadorias e Impostos...................................................................07

Operações Financeiras..............................................................................................10

Demonstrações Contábeis.........................................................................................11

Contabilidade e suas Perspectivas............................................................................12

Conclusão...................................................................................................................13

Bibliografia..................................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, vamos analisar alguns itens de grande importância para a contabilidade em geral, pois ele aborta vários temas que no futuro servirão para a analise de elementos como: estoques, controle do caixa, descontos de recebíveis, antecipação ou desconto de impostos (INSS, PIS CONFIS)

O objetivo deste trabalho, é entender como contabilizar todos os fatos contábeis no que se refere aos itens supracitados.

1 – Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade

A – Entidade:

O Principio da Entidade é aquele que reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade, e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade com ou sem fins lucrativos.

B – Continuidade :

O Principio da Continuidade é aquele que pressupõe que a entidade continuara em operação no futuro e, portanto, a mensuração é a apresentação dos componentes de patrimônio levam em conta esta circunstância.

C – Competência:

O Principio da Competência é aquele que determina os efeitos das transações e outros eventos seja reconhecidos no período a que se referem, independente do recebimento ou pagamento.

O Principio da Competência pressupõe também a simultaneidade da confrontação de receitas e despesas.

2 – Regime de Apuração

A – Caixa :

Neste regime as receitas e despesas são contabilizados somente quando elas entram no caixa, independente do momento em que são realizado. Desta forma só será considerado e também tributado o dinheiro que foi recebido, quando a parcela foi paga pelo cliente e não no momento em que se emite a nota fiscal de venda.

B – Competência

O regime de Competência, tem a finalidade de reconhecer na contabilidade das entidades jurídicas as receitas, os custos e as despesas no período em que a competem, independente do recebimento das receitas ou do pagamento dos custos e despesas em moeda corrente.

3 – Métodos de Avaliação de Estoques

A – PEPS (Primeiro a entrar é o primeiro a sair – FIFO- FIRST IN, FIRST OUT)

Esse método significa que as primeiras unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, os que constituirão o custo dos produtos, como consequência as ultimam entradas permanecerão no estoque e comporão o saldo final do período, que será o saldo do período subsequente.

B – UEPS (Ultimo a entrar é o primeiro a sair – LIFO – LAST IN, FIRST ON)

Por este método, as ultimas unidades a entrar no estoque serão as primeiras a sair e, portanto, as que formarão o custo dos produtos. O estoque final, por consequência, ser constituído pelas primeiras unidades a entrar no estoque e que comporão o saldo inicial do período subsequente.

C – Custo Médio Ponderado

Este método de avaliação é usado como custo o valor médio das compras, ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelas unidades existentes.

4 – Operações com Mercadorias e Impostos

A – Reconhecimento da Receita:

A receita é considerada realizada e, portanto, passível de registro pela contabilidade, quando produtos ou serviços produzidos ou prestados pela entidade são transferidos para outra entidade ou pessoa física com anuência destas e mediante pagamento ou compromisso de pagamento especifico.

B - Deduções da Receita

Na receita bruta não se incluem os seguintes fatos:

- vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com