TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Artigos Científicos: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão Industrial

As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. As empresas industriais modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezes agregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade. Para melhor entendimento considerar algumas definições.

Os metados de custeios denominados tambem de sistmas de custeios, são utilizados para apuração e apropriação dos custos ao produto, tambem visão fornecer informações que servirão de suporte e auxilio para os gestores nas tomadas de decisoes. Alguns dos metados mais usados são: custo por absorção, custeio variavel, custeio baseados em atividades, custeio RKW e custeio meta.

O Sistema de custeio por absorção, considera tanto os custo diretos quanto os indiretos aos produtos, sendo que esses terao o custo total de fabricação. Lembrando que enquanto permanecerem em estoques, todos os custos estão no ativo da empresa e, quando forem vendidos, todos os custo serao considerados no resultado da empresa como custo dos produtos.

O Sistema de custeio direto ou variavel, considera como custo dos produtos apenas os classificados como variaveis, ou seja os que variam de acordo com o volume de produção. Nesse metado os custo fixos sofrem o mesmo tratamento das despesas, sedo levados diretamente ao resultado da empresa no periado especifico.

Já que ficou claro que os metados de custeio serve para apuração e apropriação dos custo, é importante salientar que a decisão de preço de uma venda é uma das mais importantes decisoes para a empresa, pois as receitas provinientes das vendas de seus produtos é a principal entrada de recursos, além dos custos dos do produtos, devemos saber das demais variaveis que influenciam no preço de venda coerente.

A unidade equivalente de produção é um método de custeio que busca transformar a fábrica em um modelo matemático onde todos os esforços são medidos em uma única unidade de medida, a UEP.

Para isso o método UEP divide a empresa em postos operativos e estabelece o esforço necessário para que estes postos operativos trabalhem, levando em consideração diversos elementos de custos como: mão-de-obra direta e indireta, encargos sociais, depreciação, energia elétrica, manutenção, materiais de consumo entre outros.

Uma vez estabelecido o esforço de cada posto operativo, cria-se também uma relação entre os diversos postos operativos por meio da UEP/hora de cada posto e conforme o princípio das relações constantes ela se manteriam estáveis através do tempo. Outro princípio aplicado pela Unidade de Esforço de Produção é o princípio do Valor Agregado uma vez que o método UEP se preocupa em medir o custo de transformação de cada produto, ou seja, o esforço necessário para transformar a matéria-prima em um produto acabado.

O próximo passo será obter a quantidade de UEPs de cada produto. Com base no roteiro dos produtos e no tempo que eles demandem de cada posto operativo, chega-se a quantidade de UEPs absorvidas por cada um dos produtos ou ainda, a quantidade de esforço que cada produto demandou da empresa para ser transformado de matéria-prima em produto acabado. Essa relação também será constante no tempo.

O ponto de equilíbrio equivale ao lucro variável. É a diferença entre o preço de venda unitário do produto e os custos e despesas variáveis por unidade do produto. Isto significa que, em cada unidade vendida, a empresa terá um determinado valor de lucro. Multiplicado pelo total das vendas, teremos a contribuição marginal total do produto para o lucro da empresa. Em outras palavras, Ponto de Equilíbrio significa o faturamento mínimo que a empresa tem que atingir para que não tenha prejuízo, mas que também não estará conquistando lucro neste ponto. É muito comum encontrarmos empresários que afirmam saber o que significa Ponto de Equilíbrio. Alguns realmente sabem, outros pensam que sabem e têm aqueles que literalmente não fazem a menor ideia do que venha ser Ponto de Equilíbrio. Se soubessem o quão importante é o conhecimento deste indicador para a sobrevivência de um empreendimento, jamais se permitiriam desconhecê-lo. O descontrole

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com