TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental Para Sustentabilidade

Artigo: Gestão Ambiental Para Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão para a sustentabilidade

A visão sustentável leva em conta a interdependência do mundo, pessoas e natureza. É uma visão linear e fragmentada onde através dela percebe-se que tanto homem quanto natureza necessitam do mesmo ambiente, e é através desta necessidade que surgem as questões sustentáveis que devem ser aplicadas pelo homem, de forma que não afete de maneira negativa o ambiente em que vive, caso contrário estará influenciando de forma negativa em si próprio.

Sendo a sociedade e o ser humano como subpartes da natureza e dependentes dela, é extremamente importante que esta relação se dê de forma sustentável, pois é somente através da sustentabilidade que os impactos gerados pelo ser humano não vão prejudicar a natureza.

Jeitos de ver o mundo

O aumento do consumo é um fato alarmante, pois o consumo humano possui efeitos diretamente no meio ambiente, e como este consumo tem aumentado cada vez mais a tendência ainda é aumentar ainda mais, pondo em risco o meio ambiente no qual se encontra.

Uma das consequências do consumo humano é o lixo doméstico, e com o aumento populacional, consequentemente o lixo doméstico tem crescido cada vez mais, e o seu manuseio nem sempre é feito de forma adequada, podendo assim causar danos e contaminação ao meio ambiente. Um agravante desta situação é a industrialização, pois é um incentivo ao crescimento do consumo.

Outro alarmante é o crescimento do lixo de construção civil, que necessita de um fim adequado, porém na maioria das vezes não o possui, sendo simplesmente jogado no ambiente, sem a conscientização dos danos que isto pode vir a causar.

O aumento do consumo é essencial para o crescimento da economia, pois é o consumo que impulsiona as compras, vendas, produção, industrialização, etc., e é desta forma que a economia gira, proporcionando assim melhorias para as pessoas; porém é necessária uma integração entre sociedade, ambiente e economia, pois somente desta forma é possível progredir de forma sustentável. A interferência da sociedade e sua economia no meio ambiente portanto deve ser de forma sustentável e com o mínimo de impacto negativo possível.

Índice de sustentabilidade

O Índice de Sustentabilidade Dow Jones demonstra de forma global as empresas que possuem mais práticas ambientais sustentáveis. Ele avalia as melhores práticas de gestão social, ambiental e econômica no mundo. Estas práticas de sustentabilidade tem como resultado reputação e vantagem competitiva, o que é um diferencial para as empresas que o possuem.

Este índice tem como objetivo incentivar as práticas sustentáveis das corporações. Os países mais industrializados possuem baixa posição neste índice devido principalmente às emissões de carbono e da fraca política de controle da poluição.

Existem diversas categorias analisadas, como qualidade do ar, gestão de água, biodiversidade, pesca e agricultura, assim como o combate à mudança climática. O Brasil encontra-se em 62° lugar, em uma classificação de 163 países. Esta classificação é ruim para o Brasil, pois as empresas participantes são uma minoria tendo em vista o grande polo industrial brasileiro.

Através de análises profundas é possível então identificar a real

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com