TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos

Casos: Gestão De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................4

DESENVOLVIMENTO ...........................................................................5

CONCLUSÃO ........................................................................................7

RESUMO

O artigo apresenta a estrutura,das disciplinas estudas no primeiro semestre do curso de ciências contábeis, composição dos fundamentos da base histórica da administração, os conceitos fundamentais ao fascinante mundo da contabilidade, e os conceitos sobre economia, sua formação histórica e os pensamentos que formaram o atual cenário econômico.

Palavra-chave: contabilidade, organizações, economia.

INTRODUÇÃO

Em se tratando de Contabilidade, o presente estudo pretende analisar os conceitos básicos, que formam os fundamentos da administração, a contabilidade básica, e os cenários econômicos. Para produzir informações que serão utilizadas no processo de aprendizado do curso de Ciências Contábeis..

DESENVOLVIMENTO

Conceito e Funções da Administração.

Desde os tempos mais remotos, a sociedade organiza-se para alcançar seus objetivos, esta estrutura de organização é o conjunto de recursos integrados para atingir determinados objetivos, este direcionamento de esforços e recursos cria uma entidade que se sobrepõe aos objetivos individuais, dessa forma torna-se possível concretizar feitos que não fosse possível de serem realizados por esforços separados, assim definimos uma organização, como sendo a associação de indivíduos com mesmos objetivos. Mas para gerenciar os recursos gerados dessa união, fez-se necessário desenvolver métodos que os tornassem eficazes. Para Ferreira ET AL (2006, p.10) “gerir significa organizar e modelar, por meio de instrumentos e técnicas adequadas os recursos financeiros e materiais da organização e até mesmo as pessoas que a compõem”. Com isso entendemos que função administrativa são técnicas aplicadas a empresas para gerenciar seus recursos na busca efetiva para alcançar seus objetivos, assim podemos citar uma conceitualização científica para definirmos o que é administração. Montana e Charnav (2003, P2) definem administração como: “A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.”

“O desenvolvimento das teorias da administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.”

O surgimento da administração moderna como método, teve inicio no Renascimento, onde a visão racional substitui os mitos que até então determinavam o trabalho como uma atividade de escravidão, e o transforma em uma prática racional que mais tarde o tornaria uma ciência difundida por grandes filósofos, que dão inicio as futuras teorias administrativas, que se desenvolveram a partir da revolução industrial, que foi o marco para a administração, pois a invenção da máquina a vapor possibilitou o surgimento de uma forma organizada de trabalho.

O pioneiro no desenvolvimento de uma teoria científica sobre administração foi o americano Frederick Winslow Taylor, sua teoria foi denominada, Administração Científica. Taylor deu inicio a uma nova faze de estudos da administração que logo se concretizaram em outras teorias científicas, cada uma delas trazendo mudanças nos processos gerenciais, cada uma delas enfatizava um segmento no processo industrial, como por exemplo, Henry Ford que foi o precursor da linha de produção. Fayol que definiu as funções administração em setores, com sua teoria clássica.

Max Weber – com a teoria burocrática, que padronizava as atividades organizacionais, e mais recentemente as teorias administrativas, voltou-se para as relações humanas, buscando a valorização e o bem estar dos indivíduos, elevando estes ao “patrimônio” mais rentável de uma organização, chamados de recursos humanos. O patrimônio de uma empresa na para a contabilidade é explicado como bens, direitos e obrigações da empresa. Segundo padoveze (2000, p 36) “e o conjunto de riquezas de propriedade de alguém (...)”, este conjunto de riquezas é desmembrado em subgrupos. Segundo Saldini (2000, p 17) “podemos dizer que os direitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a empresa, e as obrigações por se tratarem de dívidas, fazem com que esses recursos diminuam.” Assim entendemos que os elementos positivos do patrimônio são chamados de ativos e os elementos negativos de passivos, para aprofundar melhor o patrimônio das organizações, foi criada na Itália em 1926 a escola patrimonialista, seu principal autor foi Vincenzo Mesi, esta escola tinha por objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento, condicionando a escrituração apenas a um processo contábil.

Fontes de Recursos.

O patrimônio liquido, é o valor excedente do total dos ativos e as obrigações a pagar das organizações, o principal elemento do patrimônio liquido derivam de duas fontes. Contribuição de capital e lucros acumulados ou retidos e ainda temos o capital proveniente dos sócios cuja denominação é capital social, neste caso é apropriado criar um conceito contábil para o capital social, que é a parcela do patrimônio liquido de uma empresa ou entidade originada de investimentos dos sócios na forma de ações ou quotas, também como fonte de recursos existe o capital de terceiros que como fonte de recursos existe o capital de terceiros que representam recursos originários de fora da empresa, por exemplo, quando a empresa emite ações, promissórias ou debêntures, esses recursos são utilizados para aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com