TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Propriedade

Seminário: Gestão de Propriedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Seminário  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

Administração Pública

AD 02 Exercício 05/05 (2 pontos) – (Semana 14 – prazo: 30/04 a 06/05/2012)

Orientação: Como atividade final desta disciplina gostaria que você, aluno, fizesse uma reflexão sobre o papel do administrador público, resgatando os principais conceitos aprendidos até agora. Neste momento você deverá desenvolver em duas páginas os principais conceitos trabalhados em cada unidade. A avaliação será feita de acordo com a utilização mais adequada desses conceitos.

Questão: Qual o papel do administrador público frente aos novos paradigmas e desafios da modernidade e como as teorias da administração podem contribuir para que o administrador público possa melhorar a efetividade das instituições públicas?

Resposta:

O papel do Administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio, ou grande porte, mas também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados na atualidade. O papel de um gestor é sempre por demais atribulados - de controle de custos à criação de estratégias comerciais - um administrador é muitas vezes o último recurso. O "resolvedor de problemas" das mais diversas naturezas. Os problemas, porém, mudaram, juntamente com os tempos. Vamos tomar como exemplo o comércio. Se antes os problemas eram "como combateremos a liquidação do nosso concorrente da rua ao lado", hoje é "como vamos concorrer com um site chinês que vende nosso produto pela metade do nosso preço de custo", ou ainda "qual foi à taxa de conversão em vendas da loja da nossa estratégia de mídias sociais". Perguntas que ainda não circulam tanto pelos corredores quanto deveriam O Administrador deve ser um profissional global que passeia entre as ciências humanas e as ciências exatas com igual maestria. Não existe mais administração local, simplesmente porque o "global" invade nossos lares e empresas a todo o momento.

Eu, como futura administradora tenho refletido muito sobre as competências necessárias para esse novo papel da administração e vou listar abaixo algumas características necessárias a esse novo administrador em um século digital. Em primeiro lugar, o administrador deve ter uma visão global, sistêmica. Deve ser um integrador por excelência, acima de qualquer outra coisa deve saber lidar com grande quantidade de dados e mensurações que a internet permite - o que pressupõe um domínio de Excel, leitura de gráficos e uma boa base de estatística e et. - e deve saber lidar com pessoas. Apesar de muitos acharem que a internet é uma rede de computadores, ela é uma rede de pessoas. O administrador é um eterno estudioso. A ciência do Management está mudando em função de tendências como gestão de conhecimento em larga escala, possibilidades de co-criação de produtos, iniciativas de construção de inteligência social, ações de inovação aberta e ramificação de processos. Palavras que há apenas poucos anos não pertenciam aos vocabulários de executivos, seja de que segmento fosse. O gestor hoje em dia deve ter em mente que a governança não é um diferencial ou uma opção. É uma exigência da tecnologia que deixa tudo forçosamente às claras. É o fim das negociatas ou falta de transparência com o mercado. Há um movimento crescente de mudança nas práticas de consumo acompanhado de preocupações cada vez maiores com a melhora da qualidade de vida da sociedade e do indivíduo. Nesse campo temos alguns movimentos como consumo compartilhado e principalmente sustentabilidade comunitária. É lógico que ainda estamos bem longe do ideal de sociedade justa e responsável, porém, estamos caminhando a passos largos, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com