TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Saúde!

Artigo: Gestão em Saúde!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Artigo  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 15

Gestão em Saúde!

1. Em que período e de que maneira a experiência com planejamento foi aprofundada no Brasil?

No Brasil o aprofundamento do planejamento teve inicio durante a época da ditadura militar (1964-1985) sendo implantada de forma centralizadora, autoritária e economicamente concentradora. A experiência do planejamento em sua incipiência se concretizou através dos planos de desenvolvimento e infra-estrutura e teve por finalidade, levar o país a se torna uma grande potência.

Nesse contexto, foram implantados dez planos nos quais se destacaram: o Plano de Metas realizado na presidência de Juscelino, cujo governo foi o marcado pelo desenvolvimento industrial brasileiro; o Plano Nacional de Desenvolvimento I, implantado no governo de Médici e o Plano Nacional de desenvolvimento II.

2. Diz-se que todas as decisões têm um custo e que, se equivocadas, demandam a absorção de custos de oportunidade econômicos e políticos. Explique isso.

Certamente toda tomada de decisão deve surgir através de determinada demanda, isto é, não pode surgir nem ocorrer de forma aleatória. As decisões devem ser planejadas, ou seja, devem está vinculadas a um planejamento visando solucionar algo. As estratégias que embasam as decisões geralmente são caracterizadas pelo dispêndio de tempo e de ônus para a sua execução e sempre tem um objetivo a concretizar.

Assim, o agente e/ou gestor que irá operacionalizar determinada decisão, deverá analisar as condições econômicas, políticas e até sociais, uma vez que toda decisão terá efeitos que serão historicamente localizados. A análise deve ser feita de maneira a considerar as oportunidades de executa - lá da maneira mais produtiva possível, evitando assim, absorção desnecessária de custos de qualquer natureza.

3. Como pode ser definido o Estado Necessário?

Entende-se por Estado Necessário, aquele que se dispõe a pesquisar, analisar, adequar e solucionar as demandas sociais. O mesmo tomou a liberdade de denominar – “Processo Evolutivo do Estado”, onde se tem uma problematização e uma evolução na melhora das condições de vida da população.

É pertinente reiterar que a busca pelas das reais necessidades da população e a viabilização de resoluções é prioridade para o Estado Necessário, pois ao contrário estaríamos sendo prepotente de acordo com as características do Estado Herdado.

No Estado Necessário, o processo de transformação é a cientificação do mesmo, onde métodos científicos de pesquisa e análise são fatores primordiais para esta evolução. Assim, frisamos que o “Estado Ideal” é aquele em que todas as necessidades e expectativas da população para uma vida com qualidade e sustentável sejam obtidas, para muitos algo utópico, porém é o “Estado Necessário”.

4. Faça uma distinção entre o Estado Herdado e o Estado Necessário.

O Estado necessário é o estado político e econômico desejado por todo cidadão brasileiro que nasceu após a queda do regime militar com a redemocratização do país almejando melhor distribuição de renda e, consequentemente, melhor padrão de vida para os menos favorecidos.

Porém, ainda estamos em fase de transição do Estado Herdado para o Estado Necessário decorrente de políticas públicas sociais iniciadas no governo de FHC, assim como , de mudanças políticas como a Lei da responsabilidade fiscal entre muitas outras que foram fortalecidas e ampliadas com o governo Lula contribuindo para o avanço econômico, político e social do país. Já o Estado herdado corresponde as configurações política e econômica herdadas da era militar (1964-1985), de concentração de poder econômico e político que estabeleceu um tipo particular de relação Estado-Sociedade onde os menos favorecidos não tinham acesso e direito a nada.

É válido salientar que, se não for possível promover um processo de transformação do “Estado Herdado” em direção ao “Estado Necessário” que busque satisfazer as necessidades sociais represadas ao longo de tanto tempo, o processo de democratização pode ter dificuldade ou mesmo fracassar, com enorme esterilização de energia social e política. É claro que para satisfazer àquelas demandas, o ingrediente fundamental, que não depende diretamente do Estado, está relacionado a uma ampla conscientização e mobilização política que se espera ocorrer sem maiores custos sociais além dos que a sociedade já vem pagando.

Enfim, há inúmeras dificuldades na transição do “Estado Herdado” para o “Estado Necessário”. Isso porque, essa mudança exige, além da alteração de forças políticas, uma transformação da conformação do Estado pelo governo. Frente ao exposto, estudiosos apontam que a adoção de metodologias e trabalho, entre elas o Planejamento Estratégico Governamental, pode contribuir para esta tão almejada transição.

5. O administrador público deve priorizar a eficácia administrativa, políticas sociais, ou ambas?

O administrador público deve priorizar ambas, pois a eficácia administrativa está relacionada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de alcance das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas. As políticas sociais têm se apresentado uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.

Portanto, após a definição de ambas fica evidente que o administrador público deve priorizar as duas uma vez que para obter políticas sociais eficientes é imprescindível eficácia administrativa, porém, a dificuldade esta justamente na deficiência de inúmeros gestores públicos que não tem qualificação e, consequentemente, não realizam políticas sociais que satisfaçam as necessidades reais da população sendo realizadas apenas ações paliativas que são eficazes, momentaneamente, mas em pouco tempo os mesmos problemas ressurgem e com mais intensidade. Logo, é necessária uma política estratégica para implantação de políticas públicas eficientes associadas á qualificação de profissionais na área de gestão.

6. Qual é o objetivo precípuo da Administração Pública? Explique.

A administração pública tem por atribuição gerir, gerenciar, administrar, dentre outros sinônimos, deve ser embasada e operacionalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com