TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão á Brasileira

Ensaios: Gestão á Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  1.534 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: Gestão à brasileira.

1. O personalismo e o paternalismo também compõem o estilo dos gestores típicos brasileiros e podem ser encontrados no caso narrado. Identifique alguns pontos em que esses traços ficam evidentes.

R: Nos primeiros parágrafos o texto já nos mostra claramente o que procuramos, quando menciona a centralização na tomada de decisões devido a cultura organizacional que Rinaldo incorporou na empresa e logo em seguida é citado que “o paternalismo com que o presidente cuidava de seus funcionários e os protegia”. Em um segundo momento, podemos notar novamente as características que buscamos quando é determinado, pelo novo presidente Marco Antônio, que fossem feitas as demissões dos funcionários já aposentados e somente 9% deles foram demitidos e também é citado no texto sobre a contratação de parentes que é muito comum.

2. Apesar de combater muitos dos traços da antiga cultura Usiminas relacionado ao estilo brasileiro de administrar, o novo presidente da empresa também demonstra ser influenciado por ela ao fazer uma metáfora em seu discurso. Que dimensão do comportamento dos gestores brasileiros pode ser percebida em sua fala?

R: Marcos Antônio menciona em seu discurso sobre “sentir-se como um equilibrista de circo”. Ao decorrer do texto, entendo que novamente as decisões estão centralizadas em uma única pessoal, no caso o novo presidente, pois não há citações dizendo que as decisões tomadas para a reestruturação da cultura da empresa foi um comum acordo entre Marcos e outras pessoas, mas, determinações dele. Essa característica existia na empresa antes e foi mantida como um sinal de como a cultura da empresa, que ele pretendia mudar, estava o influenciando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com