TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizacao

Tese: Globalizacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  Tese  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O tema da globalização já é de âmbito geral e está sendo abordado na maioria dos debates, envolvendo varias áreas atualmente.

Nesse contexto, o ponto principal que tem se discutido é representado pela proposição que indica os aspectos que são considerados positivos e negativos, causas e conseqüências da globalização e como esta se manifesta.

Assim, o objetivo deste trabalho é em de uma forma sucinta realçar alguns dos aspectos desta questão, e clarear alguns dos conceitos frequentemente adotados nessa discussão.

2. O QUE É GLOBALIZAÇÃO

Pode ser definida como um processo social e econômico que estabelece integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Essa integração é gerada, em maioria dos casos porque mercado que já pode estar saturado e o capitalismo faz com que empresas busquem novos lugares.

Através deste processo há uma troca de idéias culturais entre pessoas, governos e empresas e os mesmos realizam transações financeiras e comerciais, como conseqüência espalham aspectos culturais pelos por onde se instalam.

Também pode vista como criação de rede de conexões, encurtando as distâncias que facilita as relações culturais e econômicas de uma forma rápida e satisfatória criando “Aldeias Culturais”.

3. COMO SE MANIFESTA A GLOBALIZAÇÃO

O processo da globalização é de caráter mundial e não existe certa opção participar ou não desse processo. Uma das manifestações da globalização foi o aumento da tecnologia para comunicações, que nos últimos anos vem evoluindo de uma forma sem precedentes, essa tem colaborado de forma significante para facilidade para o transporte, encurtando as distancias, espaços e tempo, trazendo como benefícios a redução de custos para suas atividades, ou seja, a comunicação e as conexões físicas entre diversas regiões começaram a se desenvolver com maior velocidade e com menor custo.

Na globalização acontece interligação acelerada dos mercados nacionais, gerando uma movimentação muitos bilhões de dólares apenas por um click em mouse através de um computador em apenas alguns segundos, como ocorreu nas Bolsas de todo o mundo, há a chamada "terceira revolução tecnológica” (processamento, difusão e transmissão de informações). Alguns mais entusiastas acreditam que a globalização reescreve uma nova era da história humana.

4. ASPECTOS POSITIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

Como as empresas visam economizar em suas produções, a economia globalizada facilita a diminuiçoes dos gastos, pois essas buscam em várias partes do mundo as melhores condições para isso acontecer. Algumas chegam distribui em etapas a fabricação dos seus produtos em vários países para diminuir o valor para o consumo final.

Outro aspecto é a geração de empregos em países em desenvolvimento, pois a mão de obra é mais barata.

A globalização colabora no avanço na área tecnológica, na medicina, na física, química e outras áreas, pois acontece como conseqüência a circulação de forma rápida e eficiente os conhecimentos científicos e troca de experiências.

Ocorre intercâmbio cultural entre pessoas de diversos países do mundo, que tem ajudado ampliar a visão de um mundo de pessoas, que passam a conhecer e respeitar mais outras realidades culturais e sociais.

Com a globalização aumentou Há um desperta mento pela cultura, economia e política de outros países, que além de gerar integração dos novos integrantes, gera também um grande interesse pelos diversos aspectos da vida de outras nações.

5. ASPECTOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

A globalização é a fonte que tem contaminado vários países criando um efeito domino, principalmente quando há uma crise econômica em países e uniões de blocos econômicos que são considerados de grande importância. Podemos ver como exemplo a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos, que se espalhou muito rápido por todo o mundo, ocasionando desemprego, falta de crédito, queda absurda nas bolsas de valores, fechamentos de muitas empresas, diminuição de investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com