TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Golpe Militar 64

Ensaios: Golpe Militar 64. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese:Golpe de 64

O golpe de 1964 foi um marco histórico a partir daquele momento,desencadeou acontecimentos, ações que resultariam em violências, repressões,diversas áreas foram afetadas, economia, cultura, política, relações internacionais.

O golpe de 1964 durou 21 anos, foi o que podemos chamar de “Start” da ditadura a Política começa a sofrer influencias de políticas externas, tudo para assegurar o sistema capitalista na América, e não aceitar medir um pais comunista (Cuba) , a cultura, começa a ser controlada, cantores, escritores e artistas, são censurados, ao expor seus pensamentos, e próprio regime cria a sua cultura, a mídia começa a ser usada para propagar as sua ideias assim chamando atenção dos trabalhadores. E assim ficaram 21 anos, ditando á “ordem”.

Dado o golpe era preciso aplicar um modelo de poder. _”Eu mando, você obedece.” Podemos destacar, o monopólio, que se aplicava nessa época a principio a classe aparentemente dominante ( á elite) tinha minado, todos os segmentos da sociedade, o cenário político já tinha sido comprado para defender o idealismo, com isso controlava a classe trabalhadora a reforma agrária era a “ pedra no sapato do capitalismo” , a ideia de igualdade era ameaçador ao sistema.

Com todos os artifícios, a autocracia burguesa ela ficou no poder durante 15 anos (1964-1979), porém ela tão bem infiltrada, que mesmo assim ainda conseguia articular-se e dar suas cartadas. Influenciaram os governos da época ditatorial, todo este controle começou a se enfraquecer á principio economicamente, por que a classe dominante ( os trabalhadores) começaram a se mobilizar com a elite. Porem ela revida essas ações, com o “AI-5(ato institucional nº5) que marcou com atuação militar”. Em meio a este cenário, surge o Milagre brasileiro Que deu o arranque da economia dois problemas se evidenciam a esse milagre o Estado trabalhando para o monopólio, e o surgimento da política de Resistência.

Tres tópicos para enfatizar, o primeiro a força da burguesia tinha para manipular o Estado, o segundo os candidatos concorrentes democráticos, sofriam com a dificuldade em conseguir fazer mudanças sociais, o terceiro o militarismo controlar o Estado.

Além da economia, política a cultura, também passou a ser controlada já que a sociedade civil a usa como arma para o confronto contra o Estado. Vale ressaltar algo muito importante o Estado implantava uma política de massa ao mesmo tempo em que dava de tudo, confortava, alienava, porém enfrentava resistência de massa.

Com tantos investimento na política ditatorial da cultura teve seus dois lados da moeda, claro ficou marcada como negativa, porque reprimia qualquer ramo cultural que fosse contra o monopolismo, vertentes de correntes familiares, intelectuais; ao lado positivo, qualquer manifestação que não fosse reflexiva, o que seria uma cultura neutra ( Não criticam o regime).

A educação também não ficou de fora dos planos, com a crise no sistema educacional, geraram transformações a política educacional ditatorial, desfez possíveis correntes de estudantes, corpo docente, intimidou,reprimiu qualquer um que fosse contra as ideias, podemos citar Paulo Freire que foi exilado pelo regime ditatório, legalizou a união dos estudantes.

O regime conseguiu degradar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com