TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez Na Adolescência

Pesquisas Acadêmicas: Gravidez Na Adolescência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

Situação hipotética nº 2

Tanto a adolescência quanto a gravidez são momentos complexos na vida de uma mulher. Na adolescência, além de experimentar mudanças físicas e hormonais, o jovem, se sobrecarrega com preocupações pertinentes à idade como a escola, o vestibular, a futura profissão, etc.

De outro lado, a gravidez também traduz complexidade, sobretudo, quando não desejada. Ter um filho requer senso de responsabilidade, estabilidade financeira e um amplo planejamento, circunstâncias incomuns entre adolescentes. Nesse sentido, a gravidez, quando ocorre na adolescência, ganha contornos de problema social.

Além dos problemas inerentes a qualquer gravidez, como o risco de aborto espontâneo, há aqueles decorrentes da falta de desenvolvimento completo do corpo da mulher. Segundo o médico Drauzio Varela, na adolescência, toda gravidez é considerada de alto risco.

Diante desta situação, alguns jovens chegam a pensar no aborto como sendo a melhor solução (Opção 3). Ora, um erro não justificará outro erro. Trata-se de uma atitude desesperada que colocará em risco a vida da gestante. Ademais, se entendermos pela existência de vida desde a concepção, o aborto representaria a morte de um ser humano. Em nossa legislação, essa prática está prevista como crime.

Talvez seja o momento de assumir responsabilidades (Opção 1). Muitas vezes, mesmo contando com o apoio dos pais, os adolescentes precisarão buscar uma atividade remunerada para cobrir as despesas da criança. Tal fato poderá fazer com que eles tenham que postergar seus estudos.

Em outra alternativa, esta, a mais adequada, os pais dos dois adolescentes por serem seus responsáveis legais, assumem a criança até o momento em que os jovens tenham maturidade e condições financeiras para cuidarem dela sozinhos. Há que se pensar que esse não é o momento de castigar os adolescentes, pois o castigo, pela via indireta, se estenderia à criança.

A gravidez na adolescência é uma situação não desejada e que coloca em cheque diversos valores sociais. Ocorre que, nenhum deles tem o condão de se sobrepor à vida de um ser humano. Em nossa sociedade, este é o valor supremo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com