TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Fogo

Dissertações: Grupo Fogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

INTEGRAÇÃO EUROPEIA E GLOBALIZAÇÃO DE MERCADOS

TRABALHO EM GRUPO DO TÓPICO IV

GRUPO 2 - FOGO

A Globalização em África

Oportunidades/obstáculos da globalização para África

MESTRADO EM GESTÃO

Mestrandos:

 Braulio Missi

 Domingos Mande

 Francisco da Silva

 Fernando Sousa

 Juvenal Bartolomeu

 Leonela Guerreiro

 Maquenga André

 Mónica Alves

O Docente: Dr. António Martins

Lubango – Huíla – Agosto de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo retratar a Globalização em África, nomeadamente, as oportunidades e obstáculos que este processo oferece para África.

Na primeira parte é feita uma referência ao processo da Globalização, onde é discriminado o Conceito e as Origens da Globalização e suas Características. Seguidamente, abordamos de forma sucinta, o significado deste processo para África, assim como as Oportunidades e Obstáculos que o mesmo oferece a este Continente e ao seu povo. E por fim, concluímos que sendo África, o continente em que fazem parte países em desenvolvimento, a globalização é uma mais-valia, porque permite uma facilidade no que diz respeito a compras e expansão de produtos e serviços para fora do país, e desta forma torna as ligações entre os diferentes países mais estreitas.

Palavras-chave: Globalização, Oportunidades, Obstáculos.

Abstract

The present work aims to portray Globalization in Africa, in particular, the opportunities and obstacles that this process offers for Africa.

In the first part a reference is made to the globalization process, which is broken down the concept and the Origins of Globalization and its characteristics. Next, we discuss briefly the significance of this process for Africa, as well as the opportunities and obstacles which it offers to this continent and its people. Finally, we conclude that Africa is the continent that are part of developing countries, globalization is an asset because it allows with regard to purchases and expansion of products and services to a facility outside the country, and this shape makes the links between the different countries closer.

Keywords: Globalization, Opportunities, Obstacles.

Índice

Introdução 1

I. A Globalização 2

1.1. Conceito 2

1.2. Origens da Globalização e suas Características 2

II. Globalização em África 3

2.1. A África do século XXI 3

III. Oportunidades da Globalização para África 4

3.1. Os efeitos e desafios da Globalização em África 4

IV. Como ultrapassar os obstáculos da Globalização para África 6

Conclusão 8

Referências Bibliográficas 9

Introdução

Quando ligamos a televisão, ou acessamos a internet, para manter-nos informados de acontecimentos em qualquer parte do mundo, a globalização mostra a cara. Ela também é evidente quando lembramos que cada um dos produtos utilizados pode ser de uma marca diferente, vinda de qualquer região da terra. Sendo assim, pode-se dizer que a globalização é o nome dado a toda essa interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, económica e política.

A globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grandes e atinge todos os setores da sociedade, e por ser um fenómeno tão abrangente, ela exige novos modos de pensar e enxergar a realidade. Portanto não se pode negar que a globalização facilita a vida das pessoas, por exemplo, o consumidor foi beneficiado, pois podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade, porém ela também pode dificultar. Uma das grandes desvantagens da globalização é o desemprego, uma vez que muitas empresas aprenderam a produzir mais com menos pessoas, e para tal feito elas utilizam novas tecnologias fazendo com que o trabalhador perca espaço.

A necessidade de União causada pela globalização fez com que vários países que visavam uma integração económica se unissem formando os chamados blocos económicos, e o interesse dessas uniões seria o aumento do enriquecimento geral.

Mas será que foi isto que sucedeu em África? É o que pretendemos responder com este trabalho, focando as oportunidades e os obstáculos da globalização para este continente.

Desta forma, temos um primeiro ponto que fala em termos gerais da globalização, suas origens e características. No segundo ponto especificamos a globalização em África, seus aspectos gerais e as caracteristicas da África do século XXI. Um terceiro ponto destinamos para identificação das oportunidades e um quarto para a indicação de politicas que minimizam os obstáculos da globalização. Terminamos com a conclusão, onde fazemos um balanço entre as oportunidades e os obstáculos, identificando assim se este fenómeno pode ou não ser vantajoso para África.

I. A Globalização

Este fenómeno, segundo MOITA LOPES, 2005 não é uma novidade mundial, a globalização iniciou-se há 500 anos. Nessa altura o mundo não falava da Europa como hoje, União Europeia, e também não se via este fenómeno como se vê hoje, mas o objectivo era a diminuição no espaço, tempo e fronteiras, o que já se verifica, pois temos a oportunidade de conhecer o mundo sem sair de casa utilizando os avanços tecnológicos como à internet onde os acontecimentos são repassados para a sociedade através dos meios de comunicação de forma instantânea, no momento real.

A fase actual do fenómeno, não se diferencia das outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com