TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais

Artigos Científicos: As Interações Sociais, A Estrutura Social E Os Grupos Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2013  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  2.968 Visualizações

Página 1 de 6

As Interações Sociais, a Estrutura Social e Os Grupos Sociais

Uma sociedade consiste em um grupo autônomo de pessoas que ocupam um território comum, têm uma cultura comum e possuem uma sensação de identidade compartilhada. Além disso, uma sociedade se une por meio das relações sociais, que precisam ser analisadas. O homem é um ser social. Isto implica dizer que o indivíduo é o produto de um sistema complexo de interações sociais.

Durante o processo de socialização, o indivíduo adquire hábitos e costumes que se agregam à sua personalidade individual e isso o torna cada vez mais identificado com uma personalidade social, o que garante uma maior integração e interação social. Contudo, não significa que o homem é privado de sua individualidade ou de seu livre-arbítrio, ao estar em interação com outros. Os indivíduos têm suas personalidades condicionadas, porém é na socialização que está a origem da individualidade e da liberdade do indivíduo. No decorrer desta socialização é que se desenvolve o sentido de identidade e a capacidade para o pensamento e a ação independentes.

O conceito de identidade, na Sociologia, é multifacetado e se relaciona à compreensão de que as pessoas mantêm a respeito de quem são e sobre o que é significativo para elas. Para que a interação social aconteça, é necessário que haja contato social entre os indivíduos, ou seja, a partir do contato e da comunicação que se estabelece, deve haver uma modificação de comportamento das pessoas que interagem. A interação social pode assumir diversas formas, que se denominam relações sociais. Nelas, os indivíduos e os grupos se relacionam de diversas maneiras e por meio de interações repetitivas de padrões de comportamento na vida social, que são chamadas de processos sociais.

Entre os principais processos sociais estão a cooperação, a competição, o conflito, a acomodação e a assimilação.

Existe uma importante interação social entre os homens, a que se denomina de poder. O poder pode ser tomado como a capacidade que possuem os indivíduos, ou grupo social, para afetar o comportamento de outros grupos ou pessoas. O poder se manifesta por meio de pelo menos três componentes: a força, a autoridade e a influência. Neste contexto, há a dominação como um dos mais importantes processos sociais básicos.

Por outro lado, configura-se ainda a elite como sendo uma minoria que existe em todas as sociedades e que, por várias formas, é detentora de autoridade ou poder, em contraposição à privação de uma maioria. Desta forma, as elites são compostas exclusivamente por pessoas ou grupos que ocupam posições de poder.

A cada conjunto de interações sociais vão se formando as estruturas sociais. A estrutura social, deste modo, refere-se aos padrões relativamente estáveis e duradouros em que estão organizadas as relações sociais e que formam a estrutura básica da sociedade.

Qualquer estrutura social tem como elementos básicos os status, os papéis sociais, os grupos sociais e as instituições sociais. A estrutura social afeta o comportamento do indivíduo e do grupo, na medida em que estabelece regras e impõe limites ao desempenho de cada um. Ela representa o elemento estático da organização social, por envolver as relações padronizadas entre indivíduos e grupos. Já a organização social representa o elemento dinâmico do processo social, e consiste no sistema de relações sociais existentes em uma sociedade, seja entre indivíduos, entre indivíduos e grupos sociais, e entre os grupos.

O ser humano nasce em um grupo social e, ao longo de sua vida, interage com inúmeros grupos sociais. O primeiro grupo social com quem se tem contato é a família e depois delas outros passam a fazer parte da vida do indivíduo, transformando-o, cada vez mais, em um ser social.

O estudo dos grupos sociais é um dos principais campos da Sociologia. Neste caso, conceitua-se o grupo social como um conjunto de pessoas em interação, que compartilham uma consciência de membros, ou seja, é um conjunto de pessoas que compartilham algumas características semelhantes. Entre os grupos sociais, há grupos pessoais e externos, grupos primários e secundários e os conceitos de comunidade e sociedade. O fato de pertencer a um grupo social é um dos elementos definidores da constituição do indivíduo como ser social. Portanto, as relações dentro de um mesmo grupo implicam em identificação, já as relações com grupos diferentes podem levar a conflitos. Quando se pensa, por exemplo, em uma organização que implique a convivência de indivíduos pertencentes a diferentes grupos sociais, há uma realidade potencialmente conflituosa, sobretudo quando indivíduos diferentes precisam se unir em nome dos interesses e valores de outro grupo (o da organização).

Aula-tema 4: As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais

Acomodação –processo social no qual o indivíduo ou grupos se ajustam a uma situação conflitiva, sem terem admitido mudanças importantes quanto aos motivos que deram origem ao conflito.

Assimilação – processo social que implica os indivíduos ou grupos alterarem profundamente suas maneiras de pensar, sentir e agir, com o objetivo de se integrar ao meio social em que vivem.

Autoridade –componente do poder, que se compreende como um direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem.

Competição – processo social que ocorre com indivíduos ou grupos sociais e que consiste na disputa, consciente ou inconsciente, por bens e vantagens sociais limitadas em número e oportunidades.

Comunidade – forma de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com