TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra De Canudos Como Movimento Soocial

Dissertações: Guerra De Canudos Como Movimento Soocial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

A Guerra de Canudos

Na tese Euclidiana canudos foi marcado pelo confronto entre o Brasil moderno do Litoral e o Universo retrógrado do sertão, a população do litoral são pessoas educadas e inteligentes e do sertão analfabetas e pobres.

1- O processo de Institucionalizaçaõ do Conselherismo

Existem varias maneiras que podem ser aentes identificadores, tem como primeiro pilar a Ideologia Conselherista que tem como proposta sustentar os pilares do catolicismo no sertão, fortalecendo vários estados e em especial no sertão da Bahia e Sergipe no comando de Antonio conselheiro com gande liderança religiosa. O segundo foi o pilar de sustentação da ideologia Tupiniquim sobre o trabalho, formação da nacionalidade e o confronto entre os ideias liberais de pensamento social forjado na Europa do Iluminismo e das revoluções burguesas e industrial do pensamento Socialista do século XIX, a população estava cansado de ser aprisionada e escravizada.

Antonio conselheiro criou o processo de reinvenção do Sertão, como estratégias de mudança para aquela população, aparentemente baseou-se num modelo politico de Estado Teocrático de inspiraçaõ cristã e participativa, em co sepção comunitária, baseado em teses evangélicas. O terceiro ´pilar é a ideologia administrativa brasileira no modo de produção sertanejo, marcados com uma tradição muito forte do trabalho coletivista de herança das principais matrizes étnica de formação do povo brasileiro.

O modo de produção da monocultura é de base escravista do grande latifúndio, o Corenelismo ainda era muito forde nesse período nos municípios rurais. O Antonio conselheiro buscou a ideis de Thomas More, em um modelo teórico para seus projetos sociais, de trabalho e ajuda mútua no meio rural em meio ao processo de formação do povo nos sertões brasileiros são esses os traços ideológicos da comunidade Conselherista, transformando canudos em uma grande mutildão organizada por antonio conselheiro.

A Companhia de Bom Jesus começou a dar suas primeiras manifestações e sinais de existência no ptocesso de institucionalização aos poucoa. O Frei João Evangelista de Monte Marciano fez um relatório que foi de grande importância para esse processo de institucionalização do grupo Conselherista.

2- O processo decisivo do Bello Monte

A pratica da multidão inpirou na decisão de governancia de Bello Monte, com suas praticas de trabalhos rurais coletivos e união. Apartir daí os movimentos opositores começaram a aparecer contra os conselheiros. Os conselheiros se fundamentavam em raízes culturais de universos simbólicos/Ideologicos os princípios determintes do modo de produção.

O sertão até como na conteiporâniedade, encontrava-se na desigualdade de ritmo e desenvolvimento das regiões subdesenvolvidas. Os trabalhos eram na agricultura e ao pastoreio, exportavam couro para europa. Os conselheristas adquiriam gados por meio d esmolas e também auxiliavam os pequenos agricultores no plantio e colheita através de mutirões. Portanto fica registrado na historia de Canudos coo um movimento religiso-social na Caatinga sustentado por uma sociedade Mercantilhista, baseada na propriedade privada, na exploração do trabalho e na estrativação social, então fica registrado a lembrança que bello Monte passou por essa experiência de “reinventar o sertão”.

3- A estrutura de organização/decisão do sertão reinventado

A sociedade passou a se organizar, cada vez mais estratificadas e departamentalizadas para o mundo industrializado. Antonio Conselheiro ignora completamente as teorias da industrializaão, não resistinto a tentação de analiizar a estrutura de poder que geriu o projeto para o desenvolvimento de Bello Monte com teoria resentes. Foram vários os projetos para desenvolvimento e crescimento da cidade de Bello Monte, projetos esses de articulação politico-religiosa e militares agindo para por fim ao projeto de transformação do sertão e o poder da igreja sobre a população, varias expedições foram formadas contra os conselheiros. Há certos indícios de que o governo de Bello Monte tinha conhecido esse sistema de governo, sobre a presidência de Antonio Conselheiro e os doze apóstolos também conhecidos como a Companhia de jesus. Por fim a ultima expedição teve como proposita a destruição de arraial sendo bombardeada, foi um grande massacre e destruição do povoado, durante esse período o Conselheiro estava doente, já estava muito debilitado e depois morto. O rei dos Jagunços perdeu o comando doo sei povo poucos meses antes do seu trágico destino.

Antonio conselheiro foi um homem que lutou muito e que teve a capacidade de planejar, organizar e dirigir o projeto de reinvenção do sertão. Conquistou muitas melhorias para aquela população como a:

a- contrução de igrejas, capelas, cemeterios e acudes.

b- Fundador de duais cidades: o Arraial e Bello Monte

c- Teve a capacidade de resistência por dez meses de investidas de militares para ocupação do território.

Referências

BENICIO, Manoel. O rei dos jagunços: chronica histórica e de costumes sertanejos sobre os acontecimentos de Canudos. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Commercio, 1899. [ Links ]

BLOCH, Didier (Org.). Canudos 100 anos de produção: vida cotidiana e economia dos tempos do Conselheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com