TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HAN OUT Garibaldi vs Brasil

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade

Ciências Sociais Aplicadas

Curso de Direito

Prof.

Nomes:

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

CASO GARIBALDI VS.BRASIL - 2009

1. CAUSA

27/11/1998, invasão por homens armados para desapropriação forçada resultando na morte de Sétimo Garibaldi, considerado líder das famílias ligadas ao grupo MST.

1.1 O OBJETO DA CONTROVERSIA

Após petição apresentada em 6 de maio de 2003 pelas organizações Justiça Global, Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em nome de Sétimo Garibaldi (doravante denominado também “senhor Garibaldi”) e seus familiares, a CIDH submeteu a corte Interamericana uma demanda contra a República Federativa do Brasil, com objetivo de combater a impunidade.

1.2. PROCEDIMENTO PERANTE A CORTE

Convocada pela Presidenta da corte uma comissão , os representantes e o Estado a uma audiência pública para escutar os depoimentos de duas testemunhas, uma oferecida pela Comissão e outra pelo Estado; as declarações dos dois peritos, um oferecido pela Comissão e outro pelo Estado, além da declaração de dois peritos.

2.0- GARANTIAS PERANTE A CORTE

Corte analisará os fatos relacionados com a investigação examinará se as supostas falhas e omissões nesse procedimento constituíram violações dos artigos 8 e 25 da Convenção, com relação ao artigo 1.1 do mesmo tratado. o Tribunal: determinará os fatos que se encontram provados; exporá as alegações das partes; fará as considerações de direito pertinentes sobre: as supostas falhas e omissões na investigação e se esse procedimento tramitou em um prazo razoável.

2.1- PROTEÇÃO JUDICIAL PERANTE A CORTE

A Corte tem competência para examinar procedimentos internos de investigação e judiciais só quando ocorrem graves irregularidades nos mesmos, o que não sucedeu no presente caso. A legislação brasileira prevê “um 30 controle adequado e racional dos procedimentos de arquivo das investigações em geral” Ademais, através desta via, a Corte realiza a supervisão do cumprimento de sentenças.

3.0 CONSIDERAÇÕES DE DIREITO

A corte tem sustentado que, para cumprir a obrigação de garantia, os Estados devem não só prevenir, mas também investigar as violações dos direitos humanos reconhecidos nesse instrumento, como as alegadas no presente caso, e procurar, ademais , o restabelecimento , se é possível , do direito infringindo e se for o caso , a preparação dos danos produzidos pelas violações dos direitos humanos. Tendo assim o Estado a obrigatoriedade de assumir um dever jurídico próprio.

3.1 FALHAS E OMISSÕES

A corte alegou falhas e omissões diante do Inquerito policial No.179/98 , observado que não foram recebidas as declarações testemunhais que prima facie poderia ter resultado indispensável para esclarecer os fatos. A corte então, entendeu que as falhas e omissões apontadas em todo o caso demostram que as autoridades estatais não atuaram com devida diligencia nem em consonância com as obrigações derivadas da convenção americana.

3.2 CONTRADIÇÕES NOS TESTEMUNHOS

Em relação a petição de arquivamento formulada pelo ministério público, teria se baseado principalmente em informação oferecida por escrivão de polícia que narrou haver divergências entre as declarações das testemunhas, não tendo o promotor de justiça realizar qualquer ação no sentido de tentar esclarecê-las ou cotejá-las com outras provas já colhidas, renunciando assim a potestade punitiva do estado.

3.3 INUTILIZAÇAO E OMISSOES COM RELAÇAO A PROVAS

A corte interamericana adverte que houve negligência sobre a arma apreendida com um dos indiciados , deste modo alterando o estado e condições da arma ,tornando impossível que a perícia pudesse identificar se a mesma havia sido disparada recentemente fosse útil ao inquérito. Com a falta de perícia para a comparação da arma encontrada no lugar ada desocupação e a arma apreendida com um dos suspeitos o estado reconheceu que essa pericia poderia ter resultado útil para comprovar a participação de um dos indiciados na operação de desocupação.

3.4 PROVA PERDIDA

No entanto a arma apreendida que estava sob custodia do estado não estava determinada com exatidão onde se encontrava. Diante das informações o ministério público solicitou o arquivamento do inquérito.

3.5 FALTA DE CUMPRIMENTO

Advertiu também que algumas diligências ordenadas pela autoridade policial e o Ministério público deixaram de ser cumpridas.

3.6 ERRO NA PETIÇÃO DE ARQUIVAMENTO DO INQUERITO

Ao solicitar o arquivamento do inquérito, o ministério público não considerou a possibilidade de ordenar as diligenciam mencionadas nos parágrafos anteriores com relação aos testemunhos, os veículos e as armas utilizadas no despejo. Embora a corte valore o desarquivamento do inquérito ocorrido em 2009, destaca que o pedido de reabertura desse procedimento evidencia a necessidade de adotar medidas investigativas para esclarecer os fatos que se haviam omitido anteriormente.

3.7 PRAZO DO INQUERITO

A corte adverte que a falta de razoabilidade no prazo para o desenvolvimento da investigação constitui, em princípio, por si mesma, uma violação das garantias judiciais. A corte considerou nesse sentido quatro elementos para determinar a razoabilidade do prazo.

4.0 A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS – CIDH

Sem êxito no processo que tramitou no Brasil, chega a CIDH, a qual de acordo com artigo 50 da CADH, produz relatório com determinadas recomendações ao Estado Brasileiro com prazo de dois meses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com