TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino Jurídico EUA vs. Brasil

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 2

ENSINO JURÍDICO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA VERSUS NO BRASIL

Em contraste com o ensino jurídico brasileiro, que foca primeiramente nas disciplinas propedêuticas para depois entrar nas disciplinas que realmente veem o Direito em si, o ensino norte-americano impõe cargas horárias exorbitantes logo no começo para no último ano os alunos poderem optar por disciplinas mais humanitárias, mais leves.

A possibilidade de humanização depende da vontade do aluno, pois se dependesse da universidade o período que o aluno passasse dentro dela seria como viver em um constante campo de batalha. Existem muitas cobranças, tanto pela própria faculdade quanto pelos estados, através dos exames da Ordem. O ensino norte americano é muito rígido, exigindo ao máximo do aluno, com extensas leituras e exames.

O case method se apresenta com um enfoque formalista do Direito. Opta por impor uma carga pesada de leitura aos alunos seguida de intensas horas de estudo, pois serão cobrados em sala de aula. Os professores também se utilizam do método socrático, lançando uma torrente de perguntas aos alunos, deixando-os desconcertados. O objetivo do professor é fazer com que os alunos deduzam princípios, regras e tendências a partir dos casos estudados em sala.

Os estágios de treinamento nas chamadas law clinics, que são escritórios de aplicação que prestam assistência judiciárias gratuita, são uma tentativa de compensar o ensino positivado das universidades, trazendo uma suposta humanização do ensino jurídico.

Não existe muita procura para mestrados e doutorados nos Estados Unidos, o que é um reflexo do ensino bitolado que os estudantes recebem, até mesmo porque não é necessário nada mais do que o título de bacharel para ser docente. Os estudantes são treinados exclusivamente para advogar, tanto é que não é sequer necessário de um trabalho de conclusão de curso com defesa em banca, sendo preciso somente para quem decide fazer doutorado, com tese original.

Enfim, o ensino jurídico norte-americano preocupa-se em formar advogados que irão ganhar casos. Não se preocupando muito com o ser humano por trás desses casos, tanto o advogado, quanto o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com