TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEGEMONIA

Tese: HEGEMONIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

1. Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

Historicamente detém hegemonia aquele que possui maior influencia econômica e cultural, além do poder bélico e militar. No século XIX a Revolução Industrial, cuja força motora foi na Inglaterra, este país passou deter a hegemonia mundial, lugar dominante da Espanha e de Portugal.

A Primeira Guerra Mundial expos a crise da hegemonia inglesa no sistema capitalista, com o declínio econômico da Europa e a expansão econômica dos EUA. No entanto, o imperialismo norte-americano ainda não tinha conquistado a posição de potência hegemônica na esfera capitalista. Isto é, sua ascensão ainda não representava uma nova divisão mundial de forças, esferas de influência e mercados.

Já os Estados Unidos emergiu o potencial mundial no período da Primeira Guerra Mundial. Neste período a economia norte-americana teve um crescimento bastante expressivo, com destaque para as indústrias bélica e alimentícia, além de deter 42% da produção industrial global.

2. A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

Em 2000 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) criaram o projeto Objetivo do Milênio com metas de erradicar a pobreza e com a sustentabilidade do Planeta até o ano de 2015.

Em 2013 a ONU divulgou um relatório expos os progressos alcançados pelo programa, como a redução da pobreza e fome a nível mundial. Nas regiões em desenvolvimentos a proporção de pessoas que vivem com menos de US$ 1.25 por dia foi reduzida a metade em 20 anos. Porém parte deste progresso foi feito em países como Índia e China.

Em relação a subnutrição esta meta esta perto de ser alcançada. Entre os anos de 1990/92 a 2010/12 a proporção de pessoas subnutridas diminuiu de 23,2% a 14,9%.No entanto, uma em cada oito pessoas permanece cronicamente subnutrida e uma em cada quatro crianças sofre de atrofia do crescimento por causa da desnutrição.

Neste relatório a Organização das Nações Unidas cita ações para acelerar o progresso dos ODM até 2015 e de tópicos importantes na agenda pós-2015. Entre as prioridades da nova agenda estão o combate à desigualdade e exclusão social, desigualdade das mulheres e meninas, educação e saúde de qualidade, combate às mudanças climáticas, aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com