TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEXÁGONO DA LIBERDADE

Casos: HEXÁGONO DA LIBERDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

Para se compreender o hexágono da liberdade antes é necessário conhecer as suas vertentes e os pontos que influenciaram.

Em sua primeira vertente que surge o trabalho de Moore que é a Teoria da Autonomia e Independência a qual se refere à importância do diálogo, e reforçar a ideia da necessidade de aproximar professores e estudantes, aprimorando o diálogo entre eles e eliminando os empecilhos decorrentes da separação física. Desta forma esta teoria aplicada a EAD se difere da educação tradicional, pois o aluno possui níveis de liberdade nas suas iniciativas e execução de atividades que o levará a aprender. Deste modo observa-se que a aprendizagem é regulada pelas necessidades do aluno e pelos objetivos que o mesmo define, e o professor servirá como mediador metodológico no processo.

Esta teoria proposta por Moore e a visão de diálogo, na perspectiva de interação entre professor e aluno não se adapta à comunicação de grupo permitida através da comunicação mediada por computador (CMC). A estrutura e o próprio modelo dos cursos à distância não estão muitas vezes adaptada à CMC que é voltada especialmente para trabalhos em grupo.

No entanto a Teoria da liberdade cooperativa que é classificada como uma Teoria de Autonomia e Independência, para a EAD esta tem como base a andragogia a qual significa educação para adultos, onde busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais e possui como princípios: a finalidade, ou seja, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens, a facilidade em aprender pela experiência, e a percepção sobre a aprendizagem como resolução de problemas, enquanto modelo para a educação de adultos é caracterizada pela participação dos alunos, pela flexibilidade e pelo foco no processo, ao invés da ênfase no conteúdo.

De modo que a motivação para aprender é maior se vier como uma necessidade individual, e se o conteúdo a ser aprendido for de aplicação imediata, assim podendo proporcionar o prazer na aprendizagem através da motivação do aluno como também relacionar a aprendizagem com as suas necessidades individuais criando uma ligação entre o aluno e o professor/tutor, facilitando o acesso aos conteúdos e promovendo o envolvimento do aluno nas atividades, devemos partir do pressuposto que os alunos adultos são alunos motivados e com vontade de controlar as suas aprendizagens. Por este motivo a CMC parece se enquadrar bem a este modelo, pois o professor é considerado um facilitador, e como tal, sua relação com os alunos é horizontal, ou seja, o aluno é o centro das atenções tendo como principal característica o diálogo, e a colaboração, tornando o ambiente ideal para a aprendizagem, segundo o modelo andragógico, este têm como algumas de suas características o conforto, a informalidade e o respeito, garantindo assim, que o aluno se sinta seguro e confiante. Neste modelo de educação os alunos participam das diversas fases do processo de ensino-aprendizagem, tais como: Diagnóstico das necessidades educativas; elaboração de plano e estabelecimento de objetivos a partir do diagnóstico; e formas de avaliação. A metodologia é voltada para a participação ativa dos alunos, e a organização curricular é flexível, visando atender as especificidades de cada adulto.

Na educação à distância a liberdade é muitas vezes um processo complexo, com diversas características, sendo que Paulsen em sua teoria sugere para a EAD um hexágono da liberdade cooperativa, determinada por: tempo, espaço, ritmo, meio, acesso e currículo.

Sabemos que o hexágono é um polígono que tem seis ângulos e, por conseguinte, seis lados iguais o que nos dá uma ideia de que todos os pontos determinados por Paulsen em sua teoria teria igual valor e estão corelacionados, mas é onde aparece um de nossos questionamentos, pois até onde se vai a nossa “liberdade” em um curso à distância? Concordo que esta modalidade de ensino surge para promover a independência do aluno e sua liberdade de escolha, afinal esta serve como instrumento para o aprendizado ao longo da vida viabilizando oportunidades de aprendizagem, sendo o aluno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com