TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS UNIVERSIDADES

Pesquisas Acadêmicas: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DAS UNIVERSIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

FERREIRA, 2000, p. 153 afirma que “Ciência é um conjunto metódico de conhecimentos obtidos mediante a observação e a experiência. Saber e habilidade que se adquire para o bom desempenho de certas atividades. Informação, conhecimento, notícia.” Dessa maneira pode-se entender que a observação e experimentos são de extrema importância para a obtenção do conhecimento. Para observar, experimentar ou testar é preciso submeter-se a etapas, essas por sua vez são denominadas de métodos ou metodologia. São os estágios que um processo deve seguir, para que haja total controle dos resultados do objeto de pesquisa.

“Ciência é um conjunto de conhecimentos empírico, teórico e prático sobre a natureza, produzida por uma comunidade global de pesquisadores fazendo uso do método científico, que dá ênfase a observação, explicação epredição de fenômenos reais do mundo através de experimentos. Dada a natureza dual da ciência como um conhecimento objetivo e como uma construção humana, a historiografia da ciência usa métodos históricos tanto da história intelectual como da história social.” (Wikipédia). Como afirmado no parágrafo anterior toda busca por conhecimento, ou seja, toda pesquisa deve cumprir determinados métodos. Esses métodos são os métodos científicos, elaborado ao longo dos anos a partir de vários pesquisadores, de diversas nacionalidades.

De acordo com ALFONSO-GODFARB, 2004, P. 07, “Ciência e história são formas de conhecimento sobre as quais quase todos têm alguma intuição.”. O indivíduo pode não saber ao certo o que é ciência, mas pode compreender a seguinte frase: Tal doença ainda não tem cura, mas estão estudando cientificamente uma maneira de detê-la. Mesmo não sabendo defini-la, logo relaciona-se ciência e termos dela derivados com algo exato, conciso, racional, verdadeiro e importante para a vitalidade dos seres.

Traçar as origens da ciência tornou-se possível através de importantes textos que sobreviveram desde o mundo clássico. No inicio do século VI foi dado o primeiro passo em direção a ciência, dado pelo filósofo Tales de Mileto, considerado o pai da filosofia e do pensamento científico.

Como todo o filósofo, Tales acreditava em Deuses, mas tinha outra ideia sobre a criação das coisas. Ele acreditava que tudo surgiu da água. Pelo simples fato de haver água em tudo e em todos. Com a vontade de discutir racionalmente ideias, e nãosomente aceitá-las fez com que novos pensadores surgissem. Como o Anaximandro, Pitágoras, Demócrito entre outros.

Como a investigação científica depende das circunstâncias de sua época, dos conhecimentos acumulados e dos instrumentos de investigação disponíveis, seus resultados não são definidos ou imutáveis. (GALLIANO, 1986)

O conhecimento não é imutável, está sempre em constante transformação, funciona da maneira citada acima, um cientista dá o primeiro passo e com o passar do tempo vários outros surgem com novas teorias, que tendem a aproximar-se mais da realidade, porém nada seria possível sem um embasamento (a teoria primária).

Demócrito defendia que tudo era composto de pequenas partículas indivisíveis, unidas entre si de diferentes formas, conhecida atualmente como átomos.

Não podemos esquecer o surgimento do teorema de Pitágoras, descoberto na escola Pitagórica. A escola atribuía aos números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com