TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR

Tese: HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  Tese  •  3.206 Palavras (13 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA

Rubens Fernandes Oliveira - RA 1107299673

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Atividade Colaborativa

Campinas,

Junho de 2013

FACULDADE ANHANGUERA

RUBENS FERNANDES DE OLIVEIRA

Atividade Colaborativa: Gestão de Negócios Internacionais

Atividade colaborativa desenvolvida com base no conteúdo disponibilizado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem no site da Faculdade Anhanguera Educacional sobre Gestão de Negócios Internacionais.

Campinas,

2013

Sumário

RESUMO 3

HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR 3

BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS APLICADAS PELA CHINA 5

ANÁLISE MACROECONÔMICA 6

REGIME CAMBIAL ADOTADO PELA CHINA NOS ULTIMOS 20 ANOS 7

TAXA DE CAMBIO DA CHINA EM RELAÇÃO AO REAL 9

ESTRATÉGIAS DE MARKETING 10

DISTRIBUIÇÃO 11

COMUNICAÇÃO 13

IMPACTO NAS NEGOCIAÇÕES 13

CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 14

RESUMO

Com a chegada da globalização, os empreendimentos de ponta, necessariamente tendem a se encaminhar para um processo de internacionalização de suas atividades.

Diante disso, torna-se importante o conhecimento das estratégias que poderão ser utilizadas, para a obtenção de melhores resultados.

Sobre a internacionalização de empresas, especificamente, existe razoável literatura disponível, já no que se refere ao ramo do minério de ferro, são raros os registros.

Outro enfoque adotado é o direcionamento da pesquisa, levando em consideração o mercado chinês.

A atenção voltada à China neste trabalho se justifica pela relevância estratégica desse mercado dentro do contexto mundial, especialmente no que diz respeito a sua expressividade econômica e crescente relacionamento com o Brasil. Tal relacionamento é de grande importância, pois gera oportunidades de intercâmbio comercial e fortalece a inserção competitiva do Brasil em um cenário cada vez mais globalizado.

Como se apresenta o processo de exportação do minério de ferro para a China?

Com a finalidade de responder a esta questão de pesquisa, foram estabelecidos objetivos, que a seguir vêm descritos.

HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR

Nome: China

Geografia:

A China possui 9,6 milhões de quilômetros quadrados (Brasil = 8,6 milhões de km ²), sendo o quarto maior país do mundo, o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, cerca de um sétimo da população da Terra. Sua capital é Pequim.

É uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) sob um sistema unipartidário e que tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia5 (Hong Kong e Macau).

Sua paisagem é variada, com florestas de estepes e desertos (como os de Gobi e de Taklamakan) no norte seco e frio, próximo da Mongólia e da Sibéria (Rússia), e florestas subtropicais no sul úmido e quente, próximo ao Vietnã, Laos e Mianmar. O terreno do país, a oeste, é de alta altitude, com o Himalaia e as montanhas Tian Shan formando fronteiras naturais entre a China, a Índia e a Ásia Central. Em contraste, o litoral leste da China continental é de baixa altitude e tem uma longa faixa costeira de 14 500 quilômetros, delimitada a sudeste pelo Mar da China Meridional e a leste pelo Mar da China Oriental, além de onde estão Taiwan, Coreia (Norte e Sul) e Japão.

Cultura: artes e ciências.

Religiões praticadas: Confucionismo, Taoismo e Budismo.

Habitação: 1,34 bilhões de pessoas, 365 milhões de lares

Dados econômicos: PIB: Nacional – 5,33 trilhões de dólares, Per capita – 4.000 dólares.

Moeda: Renminbi (Yuan).

Principais produtos exportados pela China: grãos de soja, minérios de ferro, petróleo, madeira serradas e pastas químicas de madeira.

Principais produtos importados pela China: partes de televisores e receptores, brinquedos, sapatos e sandálias, aparelhos portáteis.

BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS APLICADAS PELA CHINA

BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS

A China foi o país que mais recebeu medidas antidumping, os produtos chineses também foram os maiores alvos de novas investigações por parte dos países-membros da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Em 2005, os países da organização aplicaram 40 medidas contra os chineses. No ano anterior, esse número havia sido de 43.

O dumping é uma prática desleal de comércio em que uma mercadoria é vendida no mercado externo por um preço inferior ao aplicado no mercado do próprio país produtor. Essa manobra comercial tem como objetivo fazer com que as empresas que as utilizam consigam oferecer preços mais baixos e, assim, diminuir - em alguns casos até eliminar - a concorrência. A função de mecanismos antidumping é a de oferecer proteção seletiva e temporária aos setores prejudicados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com