TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEM E SOCIEDADE

Monografias: HOMEM E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Toda ordem de convivência é constituída; por isso, é possível falar em Homem / Sociedade sem falar em mudanças? As ordens de convivência são naturais. O que é natural é a nossa tendência a viver em sociedade.

Quando as pessoas assumem que tem nas mãos o seu destino e descobrem que a construção da sociedade depende de sua vontade e de suas escolhas, a democracia pode tornar-se uma realidade. Como a ordem social é criada por nós, o agir ou não agir de cada um contribui para a formação e consolidação da ordem em que vivemos.

Em outras palavras, o caos que estamos atravessando não surgiu espontaneamente.

A desordem que tanto criticamos também foi criada por nós. Sabemos sobre tudo que o homem vive em uma preocupação perpetua, dando razão ao pensador alemão, que pregava a vida e dor e tédio - onde estamos apenas sobrevivendo neste inferno dantesco e não e difícil notar estas verdades, estamos sempre preocupados com nossas dividas , buscando adquirir mais conforto, mais amor, mais beleza, estamos sempre preocupados com nossas dividas, nosso trabalho, o que nos lança a um presente perpetuo, não estamos vivendo no presente, mas estamos sempre vivendo ou no passado, ou no futuro, a sociedade de consumo que vivemos nos levou a esta loucura a este presente perpetuo, estamos sempre buscando algo que nunca iremos atingir principalmente nos que vivemos na era do avanço tecnológico, nunca teremos uma paz...

Pois invertemos a lógica que por séculos moveu a humanidade, - aparecendo à necessidade se cria o produto-, nos dias de hoje e o contrario – crie o produto e depois estimule o desejo, a necessidade não e importante- se olharmos em nossas casas veremos que 80% do que acumulamos foi fruto de nossa insatisfação temporária com nos mesmo.

Portanto e antes de converter a discussão em um juízo de culpabilidades, se fomos capazes de criar o caos, também podemos sair dele. Mas por outro lado, esta sociedade poderá ser a culpada por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência.

Visto que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas.

Até algum tempo atrás, o saber ler e interpretar textos, bem como efetuar cálculos matemáticos simples, era obrigatório para se viver em harmonia e bem estar na sociedade, este novo cenário mudou e as necessidades de qualificações profissionais e acadêmicas aumentaram consideravelmente Não aceitar a responsabilidade pela realidade em que vivemos é, ao mesmo tempo, desobrigarmo-nos da tarefa de transforma-la, colocando na mão do outro a possibilidade de agir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com