TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades De Um Gestor

Casos: Habilidades De Um Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

As principais habilidades do gestor são basicamente três, as habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Habilidade técnica: Se refere ao conhecimento, técnica de domínio de métodos e equipamentos para a realização de tarefas especificas, como por exemplo, elaborar projetos e entre outros.

Habilidade humana: É a forma como o gestor se relaciona com as outras pessoas e por meio delas é a habilidade de motivar, facilitar, coordenar, liderar, comunicar, compreender e resolver conflitos, com essas habilidades o gestor permite que sua equipe se expresse encorajando-a a desenvolver seus talentos gerando melhoras no ambiente organizacional.

Habilidade Conceitual: Capacidade de lidar com idéias e conceitos desenvolvendo filosofias, princípios, valores e tomadas de ações sobre tudo enxergar a organização como um todo, por exemplo, identificar onde o departamento de determinada pessoa se encaixa na organização total.

Para comandar e ter sucesso em um negócio é preciso desenvolver muitas habilidades para lidar com os desafios que surgem no dia a dia, desde motivar seus funcionários a competir com toda a variedade de produtos e serviços que o mercado oferece.

Alguns líderes já nascem com algumas habilidades, é parte de si, como saber falar e ouvir, desenvoltura para lidar com problemas e entre outros, mas a maioria das habilidades de um gestor de sucesso são desenvolvidas através de sua busca pessoal em conhecimento e também a experiência adquirida em sua carreira profissional, a liderança é uma mistura do seu caráter com estratégias, cabe ao gestor identificar o que cabe melhor dentro de cada situação, o bom líder é disciplinado consigo próprio não se deixa levar por circunstâncias ele quer galgar lugares mais altos e sabe que pra isso precisa de esforço, coragem e responsabilidade. A força do líder de sucesso está em como o mesmo motiva a sua equipe, como ele faz com que ela tenha desejo de crescer e ser melhor, as características e qualidades de sua equipe serão refletidas diretamente na organização e sucesso de sua empresa.

Empresa: Segundo Franco (1991). ”É toda entidade constituída sob qualquer forma jurídica para exploração de uma atividade econômica, seja mercantil, industrial, agrícola ou de prestação de serviços.”

Gestor

É alguém que desenvolve os planos estratégicos e operacionais que julga mais eficazes para atingir os objetivos propostos, concebe as estruturas e estabelecem as regras, políticas e procedimentos mais adequados aos planos desenvolvidos e, por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando.

Empresário

De acordo com Guitton (1961), o empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.

Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.

Sistema aberto

É formado pela interação da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas param se adaptar à essas mudanças e sobreviver. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno.

As empresas são consideradas sistemas abertos, pois recebem influencias direta do meio externo e interno não depende somente dela mesma.

A missão de uma empresa apresenta o porquê dela existir, porque foi criada, define o que fazer como fazer e pra quem fazer.

“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).

Exemplos de missão:

Fiat

Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.

HSBC

Garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com