TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Handebol

Seminário: Handebol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Seminário  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 17

jh,.glIntrodução

O handebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Esta modalidade esportiva foi criada na Alemanha. Inicialmente eram jogadas em campos, depois foi introduzido o "Handebol de salão" praticado atualmente. Chegou no Brasil, por volta de 1930 com os alemães. No Brasil, é um dos esportes mais praticados no meio escolar. A intenção deste artigo é mostrar como podemos obter em uma escola, um time competitivo de handebol a nível escolar. A motivação a realizar esse trabalho, verificar a completa falta de interesse da maioria dos professores em relação a mostrar aos alunos, fundamentos, regras, técnicas e táticas do jogo, visualizadas nos Jogos Escolares de Cataguases – MG (JESC). Sabendo a simplicidade para solução desse problema, resolvemos desenvolver essa pesquisa para mostrar com métodos mais simples possíveis como aplicar esses fundamentos, para chegar nas competições mais preparados técnica e taticamente, e com conhecimento da regra que é fundamental para a pratica de qualquer esporte. A tentativa do desenvolvendo desse tema, serve para que os professores da rede de ensino de Cataguases, tenham mais interesse em passar para os alunos o conteúdo de uma modalidade tão popular e que é uma das mais praticadas no meio escolar, dando mais qualidade e também para que as competições sejam de um nível mais elevado. Os esportes coletivos em geral e especificamente o handebol visando a aprendizagem do jogo propriamente dito para uma competição escolar, desperta não só o desejo de competição sadia, mais dá bases para os indivíduos caso não optem por uma carreira de atleta, possam ter os conhecimentos necessários para a vivência dos jogos coletivos como possibilidades de suas atividades de lazer.

A atuação do professor de educação física, assim como demais funcionários na escola, são pontos chave no objetivo final que é a competição. Apesar da educação física ser uma disciplina altamente educativa, mostraremos que o esporte a um nível de competição, pode nos dar maiores resultados na questão de formar não um atleta mais sim um cidadão. Estaremos colocando em discussão, técnicas, táticas e trabalhos pedagógicos a serem introduzidos no ciclo de treinamento. O texto também faz uma analise sobre a parte metodológica do ensino a ser abordado.

Para Paulo Freire, as atividades propostas pelo professor devem ser compatíveis com o grau de desenvolvimento dos alunos. Uma proposta pedagógica não pode estar nem aquém, nem além do nível de desenvolvimento da criança.5 Por isso, esse trabalho pode ser desenvolvido com educandos de uma faixa etária de 12 a 16 anos, que já tenham noção dos fundamentos e regras para que o planejamento atinja seus objetivos. A parte pedagógica discutirá como passar para os educandos, de uma maneira lúdica e também de uma forma “convencional” todos o fundamentos técnicos e táticos do jogo, passando também pelas regras, como saber aproveita-la de uma forma melhor durante as competições.

Nessa faixa etária, a igualdade de idade prevalece para ambos os sexos. Este texto trata o handebol como um conteúdo clássico, portanto um conteúdo tradicional da Educação Física escolar.

O objetivo específico desse trabalho é apresentar um método parcial, situar alguns conceitos e diferenciar a opção metodológica no ensino do handebol visando competições escolares nas escolas públicas e particulares da cidade de Cataguases. Já o objetivo geral, é fazer com que o aluno tenha futuramente o conhecimento de uma modalidade esportiva que possa trazer a ele no futuro uma opção de lazer e qualidade de vida.

O fundamental para a boa docência é a consciência através do conhecimento de qual método adotarmos em função dos objetivos que temos.6

A citação acima nos mostra que o planejamento dos exercícios a serem aplicados vão contar muito na hora da competição, fazendo com que o aluno desperte interesses individuais e coletivos como será mostrado nas táticas individuais e de grupo. A opção de ensino de qualquer conteúdo através de um determinado método está imbuída de uma determinada visão de educação e de sociedade a qual nos dará elementos para a construção do projeto de ensino que será sempre um projeto político-pedagógico.3

Fundamentação teórica

Fundamentos técnicos

Os fundamentos são as fases usadas para qualquer jogo, que facilitem as técnicas e a tática durante os jogos. Fundamento significa base, alicerce, fundação, é o começo de tudo, onde o aluno aprende as técnicas e as aperfeiçoa para uma melhor utilização dessa e da tática durante os jogos. Pesquisamos na literatura, o que se tem a respeito de treinamento de handebol, tanto para atletas profissionais, como para atletas amadores. Não deixamos de pesquisar também, sobre métodos pedagógicos a serem passados para alunos nessa faixa etária. A partir desses dois focos começamos a pesquisa, fazendo uma comparação e delimitando o que pode ser empregado para alunos dessa faixa etária. Os problemas em relação ao entendimento das regras pelos alunos, está diretamente ligado a reseultados durante os jogos, na falta de compreenssão de gestos aplicados pelos árbitros. Os problemas em relação à arbitragem constituem-se em fatores situacionais externos, ou seja, não podem ser controlados pelos integrantes da equipe. Entretanto, as reações dos esportistas frente a marcação da arbitragem, apresentam possibilidades de melhor enfrentamento8.

Os fundamentos técnicos, podem ser classificados em fundamentos de ataque e fundamentos de defesa. O treinamentos desses fundamentos poderá tornar-se mais agradável e mais prazeroso se as ações forem dinâmicas onde desde cedo os alunos comecem a entender as necessidades das combinações dos elementos fundamentais que compõem o jogo. Conhecer e refletir coletivamente sobre a história do handebol, bem como vivenciar, a partir da prática de jogos pre-desportivos, algum dos elementos constitutivos dessa modalidade despoortiva.9 As atividades propostas para o aprendizado têm que facilitar a automação dos fundamentos mais freqüentes, porem se o professor mantiver uma rotina padrão dos treinamentos, certamente os alunos não terão uma pré-disposição adequada para praticar o exercício proposto. A dinâmica de movimentação tem que levar em conta as ações motoras da modalidade especifica.3 As capacidades motoras e físicas devem ser voltadas para os alunos como aperfeiçoamento, já que são alunos que têm noções e aptidões físicas já agregadas. As aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com