TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Sociedade Anonima

Monografias: Historia Da Sociedade Anonima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 2

História das sociedades anônimas

No primeiro momento temos as grandes sociedades que se formam para a exploração do chamado “novo mundo”, alguns autores chamam de privilegio de outorga.

O segundo momento é aquele em que as sociedades anônimas não mais eram formadas por privilégio, mas precisavam de autorização para funcionar. Nesse meomento que o capitalismo abraçou a sociedade anônima por sua grande força de mobilização de capitais, visando o fim econômico.

Esse breve apanha histórico nos mostra como as sociedades anônimas se tornaram esse poderosíssimo instrumento das sociedades capitalista.

Principais características e tipos de sociedades anônimas

A definição apresentada pela lei das sociedades anônimas (lei 6404/1976) é a seguinte:

“Art. 1. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada de emissão das ações subscritas ou adquiridas”.

Fabio Ulhoa Coelho nos apresenta o seguinte conceito:

“Art. 4° Para os efeitos desta lei, a companhia é aberta ou fechada, conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários”.

nos conceitos de sociedade anônima encontramos os dois pontos básicos: capital social dividido em ações e responsabilidade dos sócios limitando o preço de emissão das ações.

A ação

1. Conceito de ação e de seus valores

Importante considerar sobre o valor da ação já que a teoria nos ensina que, dependendo do ângulo de observação a ação pode ter diferentes valores, valor nominal, valor patrimonial, valor de negociação, valor econômico e preço de emissão.

2. Classificação das ações

Segundo Silvio Rodrigues “a classificação é um procedimento lógico, por meio do qual, estabelecido um ângulo de observação, o analista encara um fenômeno determinado, grupando suas várias espécies conforme se aproximem ou se afastem uma das outras”.

Entende se que os profissionais por cálculos é bastante complexo é medido o preço do investidos racionais pagaria por aquelas ações.

Órgãos societários

A companhia se desdobra em vários órgãos, vezes por exigência jurídica, vezes por objetos administrativos. Objetivos como maior rapidez e decisão, divisão de competências para maior rapidez no processo não nos interessam nos trabalhos. Importante destacar que tais órgãos não são pessoas reconhecidas pelo direito como é a pessoa jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com