TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia de skinner

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O norte-americano J.B Skinner (19404-1990), com suas raízes fincadas no funcionalismo, enfatiza a importância do rigor metodológico e da experimentação no processo de conhecimento dos fenômenos. Apesar de não ter sido o fundador do behaviorismo, tarefa realizada por J.B. Watson (1878-1958), Skinner é o responsável pela ampliação dessa concepção ao propor e construir o behaviorismo radical.

No behaviorismo radical , Skinner valoriza o comportamento observável do organismo e também reconhece o comportamentos que não conseguimos ver , que são os pensamentos , sentimentos , cognições , sonhos ,entre outros. Skinner em sua ciência apresenta o comportamento operante, que é reconhecido como uma “[...]classe de respostas definida pelas relações funcionais do comportamento com suas consequências , com estado de motivação e com as condições ambientais presentes no momento em que a resposta ocorre” (FIGUEIREDO, 1989, P. 85).

O behaviorismo radical, ao enfatizar o conceito operante entende que o individuo não recebe influencias do ambiente , pois as consequências de seu comportamento não se dá á partir do externo e sim do interno. O comportamento operante pode ser considerado como uma unidade intrinsecamente intencional, pois o comportamento humano acaba se modificando e consequentemente através de suas ações, então á partir daí, pode se dizer que o ser humano é ativo e encontra-se em constante interação com o ambiente (físico e social). É possível compreender o comportamento entre meio ambiente e ser humano, á partir de quando começamos a relacionar um ao outro, um estímulo acaba gerando uma determinada resposta e assim vice e versa e sempre acaba acrescentando uma consequência em cima disso. Por exemplo: quando em uma ocasião é reforçada uma resposta, provavelmente em uma próxima ocasião ele terá uma resposta semelhante, isso em decorrência do fenômeno da generalização que os seres humanos conseguem implementar nas suas relações com o ambiente.

De acordo com a teoria de Skinner, entende-se que o individuo se relaciona de acordo com a suas experiências sendo objetiva ou subjetivamente , e em decorrências dos resultados de comportamento positivas ou negativas. Portanto mostra que o ser humano não está submetido ao ambiente de forma passiva e sim pela as experiência que já tiveram, com isso podemos ver que o ser humano vive em constante processo de aprendizagem ao longo da sua vida.

Outro conceito do behaviorismo em relação ao comportamento que é utilizado , é o conceito de punição dentro das escolas, essa punição é extinguir o comportamento do individuo que não está “certo” ao ver do behaviorismo , só que o lado negativo de tudo isso , é que não é implantado a forma de comportamento certo no individuo , assim tirando a possibilidade de construir um novo comportamento. Na escola Skinner valoriza que é preciso ter experiência , associar fatos ambientais aprendizagem por meio da prática, questões importantes para se pensar os processos de ensino e aprendizagem na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com