TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Contabilidade

Dissertações: História Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Passo 2

Qual a origem da Contabilidade

A contabilidade sempre existiu, desde a época dos primórdios da civilização. Os primórdios não tinham nenhuma riqueza e com o tempo começaram a buscar pequenas riquezas como: comida, plantações, procriação de animais, entre outros. Com tudo isso, começou a ter a circulação de riqueza e para isso a contabilidade era fundamental.

Segundo historiadores a contabilidade se divide em quatro períodos: Contabilidade do mundo antigo - período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci , da autoria de Leonardo Pisano. Contabilidade do mundo medieval - período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano. Contabilidade do mundo moderno - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade. Contabilidade do mundo científico - período que se inicia em 1840 e continua até os dias de hoje.

História da contabilidade. Compilação: equipe portal de contabilidade. Disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm. Acesso em: 24 Set. 2014.

Quais os Primeiros Sinais de que existia Contabilidade na antiguidade

De acordo com o Texto Teoria da Contabilidade:

O homem primitivo demonstrava o que possuía, o seu patrimonial, em inscrições em paredes e também em pedaços de ossos. O desenho representava o bem, a coisa e os riscos representavam a quantidade com relação ao desenho.

Mesmo que a contabilidade existisse desde o principio da civilização sua evolução foi lenta ao longo dos séculos.

Na época da troca os negociantes faziam anotações do que possuíam, do que tinham adquirido e do que deviam, ou seja, de seus bens, direitos e obrigações. Era uma lista discriminada de mercadorias, bens, sem avaliação monetária.

O que toda história tem mostrado é que a contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico.

Os primeiros passos para os registros foram feitos por meio de símbolos gravados em parede, barro ou argila. As próprias placas de argila serviam como relatórios.

No Egito, o “papiro” deu origem aos livros contábeis, utilizando-se o sistema baseados em lógica matemática. O “meu” e o “seu” deram, na época, a origem dos registros de “débito” e “crédito”.

Matematicamente: A = B

Contabilmente: débito = crédito

Logicamente: efeito = causa

Com a invenção da escrita, desenvolver-se-ia o sistema de registros e, vários estudiosos da questão, acreditam que foi a escrita contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso.

Assim nasceram os registros contábeis; porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial. (Texto Teoria da Contabilidade)

Teoria da Contabilidade. Autor desconhecido. Disponível em: http://www.famanet.br/ambientes/cc/pdf/mat_teoria_contabilidade.pdf. Acesso em: 23 Set. 2012.

Auditoria da Qualidade. Disponível em: www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1164040610.4564A.doc. Acesso em: 23 Set. 2012.

Passo 3

1 Introdução

A Contabilidade, hoje estudada e praticada em bases científica e filosófica, originou-se nos primórdios da civilização como uma atividade inicialmente voltada para o simples registro de fatos (basicamente no sentido de controle). A necessidade de tornar eficaz a utilização dos meios materiais fez com que os dados registrados fossem transformados em informação útil, ferramenta indispensável à tomada de decisão. Esta exigência decorreu da própria evolução da estrutura socioeconômica dos povos, e neste sentido é que se verificaram os progressos dos métodos contábeis.

Martins (2001, p. 111) citado por Univan diz que A contabilidade, mesmo sem os mecanismos modernos disponibilizados no Novo Milênio, se faz presente junto à sociedade há muitos anos antes de Cristo, mantendo sua máxima que é informar. O seu desenvolvimento acompanha a evolução da civilização, cujo crescimento e progresso da humanidade faz com que se torne cada vez mais eficiente e fiel a que se propõe.

2 A Origem da Contabilidade

Acredita-se que a contabilidade tenha surgido juntamente com o homem civilizado com o intuito de auxiliá-lo, alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 a.C., outros falam em 6.000 a.C.

Ao longo de sua vida o homem foi acumulando bens e estes eram passados de geração em geração. Na época da troca de bens, o homem viu a necessidade de registrar o que possuía para manter um controle. Foi a partir daí que a contabilidade começou a dar seus primeiros passos.

As inscrições em paredes e gravações em ossos foram importantes fontes de pesquisa das primeiras atividades financeiras em que se pode identificar o elemento patrimonial, o homem primitivo aprendeu a controlar e armazenar o que tinha.

Estas descobertas são a confirmação de que o homem mesmo de forma primitiva, tentava de alguma forma fixar, em um objeto suas posses para memorização e organização, uma forma de administração.

2.2 Desenvolvimento Contábil

A contabilidade teve sua primeira grande evolução através dos povos da região mesopotâmica: sumérios, fenícios e egípcios, que com a propagação de seus comércios passaram a administrar seus negócios, ou seja, registrar suas vendas e organizar seu estoque. Os gregos também contribuíram para que a contabilidade se desenvolve se com seus registros de entradas e saídas que eram expostos em praças públicas.

2.2.1 Pré-história

Segundo o PLT Teoria da Contabilidade:

O homem primitivo já buscava se organizar, relatava seu cotidiano nas cavernas através de gravações em paredes e utilizava pedras e gravetos para representar seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com