TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Educação Fisica

Exames: História Da Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

Nas unidades anteriores, observamos que a Educação Física e a Educação Física Escolar estão intimamente relacionadas. Em 1961, a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, decretou que a Educação Física era obrigatória nos ensinos primário e médio.

O autor Castellani Filho ( 1998) disse que a Educação Física foi implantada com o objetivo de formar pessoas preparadas fisicamente para o mercado de trabalho.

Em 1971 houve uma reforma na Çei, com respeito a Educação Física. Ela tornou-se disciplina obrigatória em todos os níveis de ensino. Além disso tornou-se opcional aos alunos do período noturno e alunos acima de 30 anos, que prestassem serviço militar e que fosse incapacitado fisicamente.

Com isso podemos concluir que esse tipo de Lei fez com que o professor de Educação Física não fosse notado, e não tivesse a devida atenção. Essas leis fizeram com que a aula de Educação Física fosse vista como atividade extracurricular.

Apesar de várias mudanças nas leis, a Educação Física sempre acabava como algo facultativo, essas leis não davam obrigatoriedade esperada para tal.

Apenas em 2001 foi alterado o texto do artigo 26 da Lei, incluindo a palavra 'obrigatório'' assim exigindo sua prática no ensino infantil, fundamental e médio.

Com todas essas opiniões diferentes cabe a nós nos perguntarmos, qual o real objetivo das aulas de Educação Física.

Até 1950 o objetivo era ensinar ginástica. Depois deste ano, os esportes eram predominantes nas aulas.

Mas surgiram várias críticas quanto aos conteúdos das aulas. O autor Darido & Sanches Neto (2005) indica que essas críticas fizeram com que nas aulas de Educação física, os alunos escolhessem o que iriam fazer. O professor era espectador das aulas. Criando assim uma idéia de professor ''recreacionista''. Mas na realidade existem hoje várias tendências as quais um professor pode se baser, entre elas estão: Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico- superadora, Crítico- emancipatória, Sistemática, Saúde renovada, Cultural, baseada nos jogos cooperativos e os Paramêtros Curriculares Nacionais.

Por exemplo, a Psicomotricidade tem como objetivo o desenvolvimento da criança, do seu aprender. Por isso o professor de Educação Física passou a se envolver com o lado social e psicológico dos alunos. Há também a Abordagem desenvolvimentista que se refere ao desenvolvimento da parte motora do aluno. A abordagem construrivista visa o alunos como responsável pelo seu próprio conhecimento.

Com tantos tipos de abordagens pedagógicas é evidente que cada professor se identifica com uma e a aplica em sala de aula. Por isso ao estudar essas abordagens, é importante levar em conta as vantagens e desvantagens de cada uma delas. A partir dai, o professor vai criar o tipo de aula que mais o agrada, procurando sempre o melhor desempenho possível.

Mesmo com todas as mudanças ocorridas nas leis sobre a Educação Física, vale ressaltar que o modo como o professor rege suas aulas, ajuda muito no fato de o aluno levar ou não a sério o conteúdo. O que observamos é que existem inúmeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com