TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do trabalho social no Brasil

Artigo: História do trabalho social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

Curso: Bacharelado em Serviço Social - 2º Período

Trata da história do serviço social no contexto histórico, levando em consideração o sistema capitalista e suas peculiaridades no serviço social.

No contexto histórico do Capitalismo Industrial, podemos entender e compreender o capitalismo a partir de alguns conceitos e identificar as classes sociais. Os dominantes e os dominados.

O serviço social no Brasil nasceu nos anos 30 devido às necessidades da sociedade, os pobres, os miseráveis.

Segundo Werner Sombart o Capitalismo Industrial e Polarização Social tem como ponto de partida o espírito empreendedor nacional. O capitalismo é um processo de organização idealista de uma nova configuração apenas econômica.

A Escola Histórica Alemã defende como sendo caráter de sistema comercial do capitalismo. Referendo-se ao movimento entre mercado e lucro, próprio do capitalismo.

Nos meios de produção estão as evoluções históricas:

Artesanal: o empregado conhecia todo o processo de produção

Manufatureiro: aceleração da produção para atender ao mercado

Industrial: o operário conhece somente a parte que executa.

Os objetos de escudos do serviço social são as expressões sociais, a pobreza, o analfabetismo, a vulnerabilidade da moradia, a violência, as escolas.

A divisão das classes dominante e dominada, burguesia e proletariado, tudo isso são termos que iremos usar muito dentro do estudo do capitalismo.

A lei dos pobres 1597 – usuário da lei do sistema de assistência pública

A lei do homem e cidadão 1789 – despertou muitos ideias de lutas, o trabalhador ainda não tinha consciência de sua exploração.

Os operariados são explorados em nome do capital. Jornadas de trabalhos excessivos e pesadas. Começaram a viver próximos as fábricas para permanecerem o máximo de tempo possível no trabalho.

Destacam-se neste contexto:

• A divisão social do trabalho

• Dono do capital

• Relações sociais

Quem domina é a burguesia, quem estar sendo dominado é o operariado, porem neste contexto ocorre às relações sociais.

Os operários começam a se organizarem e percebem que estão sendo explorados, eles percebem que no modo capitalista existe a posse privada dos meios de produção por uma classe e a exploração da força de trabalho daqueles que não os detêm. Devido a este conhecimento ou descoberta de estarem sendo explorados, os trabalhadores começam a se organizar para criarem movimentos em prol da classe operária.

Neste período a sociedade começa a se dividir, percebendo a necessidade de lutarem contra a exploração da burguesia, a classe dominante.

O Serviço Social nasceu pela influencia do sistema capitalista e tem como objetivo ajudar as pessoas que estão lutando por melhores condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com